Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/12133
Tipo do documento: Dissertação
Título: As concepções de Ensino de História e a Consciência Histórica. Um estudo com alunos do 3º ano do Ensino Médio Regular
Título(s) alternativo(s): Las concepciones de la Enseñanza de Historia y Conciencia Histórica. Un estudio con alumnos de tercer año de la Secundaria
Autor: Fernandes, Aurelio Silva 
Primeiro orientador: Dezemone, Marcus Ajuruam de Oliveira
Primeiro membro da banca: Andrade, Everardo Paiva de
Segundo membro da banca: Almeida, Juniele Rabêlo de
Resumo: O objetivo dessa investigação didático-histórica com estudantes do terceiro ano do ensino médio regular é refletir sobre o que os estudantes pensam sobre o ensino de História - suas ideias, conceitos, significados, representações, opiniões, gostos e confianças -, seus objetivos e relações com a vida prática. Para tanto, foram estabelecidos diálogos com as contribuições advindas da Teoria da História, aliada aos pressupostos da Didática da História e o conceito de consciência histórica elaborados por Jörn Rüsen. Os dados foram coletados através de instrumentos de investigação composto por um conjunto de questões envolvendo significado, interesse, agrado, confiança, temporalidade, experiência na sala de aula e vida prática. Ao examinar cada questão e suas respostas, foi possível perceber uma multiplicidade de interpretações dos alunos sobre a História, bem como identificar as relações que eles estabelecem com o ensino e a aprendizagem da História e de como estabelecem relação entre o passado e o presente; ou seja, se entendem que os acontecimentos do passado geraram consequências no presente ou podem ajudá-los na orientação de decisões e na resolução de problemas impostos pela vida atual. Os resultados apontam para a necessidade de entender como os saberes históricos escolares atuam na geração de sentido histórico dos estudantes indicando que a História, longe de ser uma simples matéria escolar ou um amontoado de coisas sem sentido , é, para os alunos, uma disciplina escolar que deve ser valorizada, pois possibilita a interpretação e compreensão da realidade, do presente e da vida pessoal como parte das mudanças que ocorrem na sociedade e também contribui para a orientação das ações humanas.
Abstract: El objetivo de esta investigación didáctico-histórica con estudiantes del tercer año de secundaria es reflexionar sobre lo que opinan los estudiantes sobre la enseñanza de la historia - sus ideas, conceptos, significados, representaciones, opiniones, gustos y confianzas - , sus objetivos y relaciones con la vida práctica. Para ello, se han establecido diálogos con contribuciones provenientes de la teoría de la historia, junto con los supuestos Didácticos de la Historia y el concepto de conciencia histórica, elaborados por Jörn Rüsen. Los datos fueron recogidos a través del instrumento de investigación compuesto por un conjunto de cuestiones relativas a la importancia, interés, satisfacción, confianza, temporalidad, experiencia en el aula y la vida práctica. Examinando cada pregunta y sus respuestas, fue posible realizar una multiplicidad de interpretaciones de los estudiantes acerca de la Historia, así como identificar las relaciones que establecen con la enseñanza y el aprendizaje de la Historia y de cómo se instituye el vínculo entre el pasado y el presente; es decir, si entiende que los acontecimientos del pasado han generado consecuencias en el presente o pueden ayudar en la orientación de decisiones y en la resolución de problemas impuestos por la vida actual. Los resultados señalan la necesidad de comprender cómo saberes históricos escolares actúan en la generación en sentido histórico de los estudiantes indicando que la Historia, lejos de ser una simple asignatura o un "montón de disparates", es, para los estudiantes, una asignatura que debe ser valorada, porque permite la interpretación y comprensión de la realidad del presente y de la vida personal como parte de los cambios que ocurren en la sociedad y también contribuye a la orientación de las acciones humanas.
Palavras-chave: Historia y Enseñanza
Didáctica de la Historia
Aprendizaje Histórica
Conciencia histórica
História e Ensino
Didática da História
Aprendizagem Histórica
Consciência histórica
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de História (PROFHISTORIA)
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/12133
Data de defesa: 25-Nov-2016
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTORIA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissertacao Aurelio Fernandes.pdf1,07 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.