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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/12134
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | O Brasil de Laudelina: usos do biográfico no ensino de história |
Título(s) alternativo(s): | The Brazil of Laudelina: biographical uses in teaching history |
Autor: | Crespo, Fernanda Nascimento |
Primeiro orientador: | Gonçalves, Marcia de Almeida |
Primeiro membro da banca: | Reznik, Luis |
Segundo membro da banca: | Pereira, Amilcar Araujo |
Resumo: | O currículo de história tem sido um espaço de grandes tensionamentos no que se refere às questão racial e de gênero e muitas iniciativas que visam a atender a essas demandas no âmbito escolar, a despeito das boas ou más intenções, têm encontrado na prática, os obstáculos da essencialização e da folclorização das diferenças, reafirmando estereótipos. Neste estudo, apostamos nos usos do biográfico como um instrumento potencialmente fecundo no que tange à superação desses entraves e, mais especificamente, nas histórias de vida de Laudelina de Campos Mello como um recurso para a construção de conhecimentos históricos sobre o nosso país. Mulher negra, Laudelina viveu entre os anos de 1904 e 1991 e colecionou histórias de luta e resistência. Foi fundadora da primeira Associação de Empregadas Domésticas do Brasil no ano de 1936, na cidade de Santos-SP e até seus últimos anos de vida se dedicou à conquista de direitos por parte desta categoria. Além disso, sua atuação junto a movimentos negros faz com que suas histórias constituam registros importantes sobre a luta dos afro-brasileiros ao longo do século XX. |
Abstract: | The history curriculum has been a large space tensions regarding to racial issues and gender and many initiatives to meet these demands in the school have found in practice, the obstacles of essentialization and folklorization differences, reaffirming stereotypes. With this study, we bet on the biographical uses as a potentially fruitful instrument in regard to overcoming these barriers and, more specifically, on the life stories of Laudelina Campos Mello as a resource for the construction of historical knowledge about our country. Laudelina was black woman who lived between the years 1904 and 1991 and collected stories of struggle and resistance. She founded the first Association of Domestic Employees of Brazil in 1936, in the city of Santos- SP and her last years of life were dedicated to the conquest of rights by this professional category. Moreover, her work with the black movements makes their stories consist in importants records about the struggle of african-brazilians throughout the twentieth century. |
Palavras-chave: | biographical uses teaching history black women Usos do biográfico Ensino de história Mulher negra |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de História (PROFHISTORIA) |
Citação: | CRESPO, Fernanda Nascimento. O Brasil de Laudelina: usos do biográfico no ensino de história. 2016. 167 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2016. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/12134 |
Data de defesa: | 12-Set-2016 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTORIA) |
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