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Tipo do documento: Dissertação
Título: O Brasil de Laudelina: usos do biográfico no ensino de história
Título(s) alternativo(s): The Brazil of Laudelina: biographical uses in teaching history
Autor: Crespo, Fernanda Nascimento 
Primeiro orientador: Gonçalves, Marcia de Almeida
Primeiro membro da banca: Reznik, Luis
Segundo membro da banca: Pereira, Amilcar Araujo
Resumo: O currículo de história tem sido um espaço de grandes tensionamentos no que se refere às questão racial e de gênero e muitas iniciativas que visam a atender a essas demandas no âmbito escolar, a despeito das boas ou más intenções, têm encontrado na prática, os obstáculos da essencialização e da folclorização das diferenças, reafirmando estereótipos. Neste estudo, apostamos nos usos do biográfico como um instrumento potencialmente fecundo no que tange à superação desses entraves e, mais especificamente, nas histórias de vida de Laudelina de Campos Mello como um recurso para a construção de conhecimentos históricos sobre o nosso país. Mulher negra, Laudelina viveu entre os anos de 1904 e 1991 e colecionou histórias de luta e resistência. Foi fundadora da primeira Associação de Empregadas Domésticas do Brasil no ano de 1936, na cidade de Santos-SP e até seus últimos anos de vida se dedicou à conquista de direitos por parte desta categoria. Além disso, sua atuação junto a movimentos negros faz com que suas histórias constituam registros importantes sobre a luta dos afro-brasileiros ao longo do século XX.
Abstract: The history curriculum has been a large space tensions regarding to racial issues and gender and many initiatives to meet these demands in the school have found in practice, the obstacles of essentialization and folklorization differences, reaffirming stereotypes. With this study, we bet on the biographical uses as a potentially fruitful instrument in regard to overcoming these barriers and, more specifically, on the life stories of Laudelina Campos Mello as a resource for the construction of historical knowledge about our country. Laudelina was black woman who lived between the years 1904 and 1991 and collected stories of struggle and resistance. She founded the first Association of Domestic Employees of Brazil in 1936, in the city of Santos- SP and her last years of life were dedicated to the conquest of rights by this professional category. Moreover, her work with the black movements makes their stories consist in importants records about the struggle of african-brazilians throughout the twentieth century.
Palavras-chave: biographical uses
teaching history
black women
Usos do biográfico
Ensino de história
Mulher negra
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de História (PROFHISTORIA)
Citação: CRESPO, Fernanda Nascimento. O Brasil de Laudelina: usos do biográfico no ensino de história. 2016. 167 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/12134
Data de defesa: 12-Set-2016
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTORIA)

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