Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/12135
Tipo do documento: Dissertação
Título: O tempo histórico em sala de aula: desafios e possibilidades
Título(s) alternativo(s): Historical time in classroom: challenges and possibilities
Autor: Rosati, Luisa Duque Estrada 
Primeiro orientador: Cabral, Maria Aparecida da Silva
Primeiro membro da banca: Anhorn, Carmen Teresa Gabriel
Segundo membro da banca: Silva, Ana Paula Barcelos Ribeiro da
Resumo: O objetivo deste trabalho consiste na elaboração de materiais e propostas didáticas que aprofundem a compreensão e a reflexão sobre o tempo histórico no 6º ano do ensino fundamental, conjugando conteúdos previstos no currículo com o trabalho com conceitos relacionados ao tema em questão. Para isto, buscamos estabelecer um diálogo com alguns dos principais autores que discutem o tempo histórico nos campos da teoria da história e do ensino de história. Como um tema complexo, o tempo suscita debates e permite uma pluralidade de abordagens e perspectivas. Partimos da avaliação de que, a despeito de sua centralidade para o pensamento histórico, o tempo é ainda pouco explorado ou problematizado em sala de aula. O diálogo com a teoria, portanto, nos permitiu pensar de que forma as discussões sobre o tempo histórico se expressam em sala de aula, através tanto das perspectivas temporais dos alunos quanto da forma como os professores podem fazer uso delas. A reflexão sobre a prática de sala de aula nos permitiu definir alguns dos principais desafios a serem enfrentados para uma melhor compreensão do tempo histórico por parte dos alunos do 6º ano.
Abstract: The objective of this work is the development of didactic materials and proposals to a deeper understanding and reflection on the historical time in the 6th year of elementary school, combining content provided in the curriculum with concepts related to the topic in question. For this, we tried to establish a dialogue with some of the authors who discuss the historical time in the fields of history theory and history teaching. As a complex subject, time raises several debates and allows a plurality of approaches and perspectives. We started with the assessment that, despite its centrality to historical thinking, time is still underexplored or questioned in classroom. The dialogue with theory, therefore, allowed us to think about how the discussions on the historical time are expressed in classroom, either through temporal perspectives of students or how teachers can make a good use of them. The reflection over classroom practice allowed us to define some of the key challenges that need to be faced in order to allow a better understanding of historical time by the students of the 6th year.
Palavras-chave: Historical time
History teaching
Tempo histórico
Ensino de história
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de História (PROFHISTORIA)
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/12135
Data de defesa: 23-Ago-2016
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTORIA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissertacao Luiza Rosati.pdf9,71 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.