Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/12136
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Os Objetos no Ensino de História: um olhar para o século XIX no Museu da República |
Título(s) alternativo(s): | The objects in History Teaching: a look at the nineteenth century in the Museum of the Republic |
Autor: | Robalinho, Marta Cristina Soares Dile ![]() |
Primeiro orientador: | Costa, Carina Martins |
Primeiro membro da banca: | Mendonça, Paulo Knauss de |
Segundo membro da banca: | Fernandes, Rui Aniceto Nascimento |
Resumo: | A dissertação versa sobre como podemos pensar o Ensino de História a partir da leitura de objetos museais e patrimônio. A pesquisa foi realizada com objetos pertencentes ao século XIX da exposição do Museu da República, no Rio de Janeiro, e com alunos do Ensino Fundamental II de uma escola pública. O recorte dos objetos se deu naqueles pertencentes ao Barão de Nova Friburgo, portanto relacionados ao período Imperial. Realizamos a pesquisa no Museu da República sobre a biografia desses objetos. Os alunos participaram da análise e leitura desses objetos proporcionando uma aproximação entre o saber do museu e o saber da sala de aula. Em todo o processo estivemos atentos às falas e idéias dos alunos. A partir desse exercício tivemos subsídios para a elaboração do roteiro do aplicativo. Apresentamos, no final da dissertação, a descrição desse roteiro de aplicativo pedagógico que une a leitura desses objetos com as possibilidades do aluno criar e interagir através do digital. |
Abstract: | The dissertation is about how we think about the history of education from the reading of museological objects and heritage. The survey was conducted with objects belonging to the nineteenth century of the Republic Museum exhibition in Rio de Janeiro, and elementary school students II of a public school. The clipping of objects occurred in those belonging to the Baron of Nova Friburgo, so related to the Imperial period. We conduct research in the Museum of the Republic on the biography of these objects. Students participated in the analysis and reading these objects by providing a connection between the knowledge of the museum and the knowledge of the classroom. Throughout the process we were attentive to words and ideas of the students. From this exercise we had support for the preparation of the application script. Here, at the end of the dissertation, the description of this pedagogical application script that unites the reading of these objects with the possibilities of the student to create and interact through digital. |
Palavras-chave: | History teaching Heritage Objects Republic museum Digital history Ensino de História Patrimônio Objetos Museu da República História digital |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de História (PROFHISTORIA) |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/12136 |
Data de defesa: | 1-Ago-2016 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTORIA) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
dissertacaomarta.pdf | 3,95 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.