Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/12137
Tipo do documento: Dissertação
Título: Museu da Lembrança: história ensinada, narratividade e memória
Título(s) alternativo(s): Museum of Remembrance: taught History, narrativity and memory
Autor: Almeida, Leandro Rosetti de 
Primeiro orientador: Wanderley, Sonia Maria de Almeida Ignatiuk
Primeiro membro da banca: Gonçalves, Marcia de Almeida
Segundo membro da banca: Anhorn, Carmen Teresa Gabriel
Resumo: Esta pesquisa pretende subsidiar teórica e metodologicamente a experiência de utilizar uma plataforma digital para reunir narrativas de atores sociais de uma instituição pública de ensino e possibilitar, através desses relatos, experiências pedagógicas voltadas para o ensino de história. O objetivo geral deste estudo é apresentar uma investigação sobre as narrativas históricas produzidas por estudantes ao entrarem em contato com o conhecimento apresentado pela história que se ensina na escola, identificando nessas narrativas as marcas do tempo presente, o diálogo que este estabelece com as demais temporalidades e a consciência histórica dos sujeitos imersos na tempestade tecnológica que caracteriza a contemporaneidade. Para tanto, considerar-se-á que as aulas de história são, potencialmente mas não exclusivamente , espaços privilegiados para enveredarmos na investigação da aprendizagem sobre o tempo. Um dos aspectos que caracteriza aquelas aulas, a partir da peculiaridade supracitada, é o fato de que nelas pululam enredos e pensamentos, sonhos e esperanças, relatos e experiências, através das narrativas dos alunos e das alunas. Ao contar o que sabem, e mesmo o que não sabem, sobre as experiências no tempo, estudantes produzem narrativas que desenham, como uma impressão digital, marcas que lhes são próprias, originais, e que forjam através da palavra a identidade desses sujeitos.
Abstract: This research aims to support theoretically and methodologically the experience of using a digital platform to gather narratives of social actors of a public educational institution and enable, through these reports, educational experiences focused at History teaching. The aim of this study is to present a investigation about the historical narratives produced by students that have got in touch with the knowledge shared by History in the school, identifying in these narratives the brands of the present, the dialogue that it establishes with other temporalities and the historical consciousness of the subjects immersed in the technological storm that features contemporaneity. It shall be considered that the History classes are potentially but not exclusively privileged spaces to investigate learning about time. One aspect that characterizes those classes, considering the above peculiarity, is the fact that in them are plots and thoughts, hopes and dreams, stories and experiences that are noticeable in the students narratives. When telling what they know about the experiences throughout the times, and even what they do not, students produce narratives that draw, as a fingerprint, brands that are unique, and that forge through the word the identity of these subjects.
Palavras-chave: History teaching
Historical narrative
Historical consciousness
Memory
Ensino de história
Narrativa histórica
Consciência histórica
Memória
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de História (PROFHISTORIA)
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/12137
Data de defesa: 15-Set-2016
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTORIA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Leandro Rosetti.pdf1,48 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.