Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/12138
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A narrativa como ensaio para aprendizagem da História: arte e ficção na constituição do tempo e de si |
Título(s) alternativo(s): | Narrative as an essay to the learning of History: art and fiction in the constitution of time and self |
Autor: | Barbosa, Alexandre Rodrigues de Frias ![]() |
Primeiro orientador: | Wanderley, Sonia Maria de Almeida Ignatiuk |
Primeiro membro da banca: | Anhorn, Carmen Teresa Gabriel |
Segundo membro da banca: | Gonçalves, Marcia de Almeida |
Resumo: | A discussão a respeito das semelhanças e diferenças entre as narrativas histórica e ficcional é longa. Orientado pela noção de consciência histórica trazida por Jörn Rüsen e a relação entre o tempo e a narrativa de Paul Ricoeur, o presente trabalho procura discutir a conveniência de promover o intercâmbio entre ciência e ficção no âmbito das práticas de ensino de História. Argumentando a partir de reflexões teóricas seguidas por experimentos realizados com estudantes das séries finais do ensino fundamental, este trabalho busca na intersecção entre literatura e História um meio de proporcionar o contato entre saberes escolares e não-escolares em proveito do amadurecimento da competência narrativa. Procurando articular as mais recentes discussões no campo da Didática da História e do ensino de História, este estudo é destinado aos docentes da educação básica, buscando oferecer-lhes uma referência a mais para refletir acerca da abordagem e do método que empregam na sua prática educativa. |
Abstract: | There is a great discussion about the similarities and differences between historical and fictional narratives. Guided by the notion of historical conscience developed by Jörn Rüsen and the relation between time and narrative, by Paul Ricoueur, this research aims to discuss the convenience of promoting an exchange between science and fiction within History Teaching practices. Arguing from theoretical reflections followed by experiments developed with students in the final grades of elementary school, this research aims to find, within the intersection between Literature and History, a means to provide a link between scholarly and non-scholarly knowledge in advantage of the narrative competence maturation. In order to articulate the most recent discussions in the field of the Didactic of History and the teaching of History, this research is intended to teachers of basic education, targeting to provide a new reference to reflect on the approach and method they apply to their educational practices. |
Palavras-chave: | Narrative competance Historical learning Historical imagination Historical conscience Competência narrativa Aprendizagem histórica Imaginação histórica Consciência histórica |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de História (PROFHISTORIA) |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/12138 |
Data de defesa: | 28-Jul-2016 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTORIA) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Alexandre Barbosa.pdf | 2,95 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.