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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/12140
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A lei e os livros: transformações na produção didática após a Lei 10.639/03 |
Título(s) alternativo(s): | The law and the books: changes in didactic production after Law 10.639 /03 |
Autor: | Nazário, Lorraine Janis Vieira dos Santos ![]() |
Primeiro orientador: | Rocha, Helenice Aparecida Bastos |
Primeiro membro da banca: | Souza, Mônica Lima e |
Segundo membro da banca: | Cabral, Maria Aparecida da Silva |
Resumo: | Resultado da luta histórica do movimento social negro, a Lei 10.639/03 promoveu a inclusão da temática africana e afro-brasileira no ensino de História e, por conseguinte, na narrativa didática. Nesse sentido, a presente dissertação tem como objetivo compreender as transformações ocorridas no currículo e, especialmente, nos livros didáticos de História a partir da incorporação da lei no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) em 2011. No caso do conhecimento histórico escolar, a indução provocada pela lei e pelas Diretrizes Curriculares (2004), estabelece que se prova uma imagem positiva do negro na narrativa histórica, ressaltando o protagonismo na construção da nação em seus aspectos políticos, sociais, econômicos e culturais. Tendo como pressuposto o esforço das editoras em adequar as obras à obrigatoriedade da legislação, procuramos fazer uma análise comparativa de duas coleções aprovadas no PNLD de 2011 e 2014, investigando a forma como é realizada a representação do negro nesses livros. |
Abstract: | As a result of the historical struggle of the black social movement, the Law 10.639 / 03 promoted the inclusion of African theme and african-Brazilian in history teaching and therefore the didactic narrative. In this sense, the present work aims to understand the changes occurring in the curriculum, and especially in textbooks of history from the incorporation of the law in the Brazilian National Textbook Program (PNLD) in 2011. The induction caused by the law and the Guidelines curriculum (2004) sets out to promote a positive image of the black in the historical narrative, highlighting the role in nation-building in their political, social, economic and cultural. Taking for granted the efforts of publishers in adapting the works to mandatory legislation, we make a comparative analysis of two collections approved in PNLD 2011 and 2014, investigating the way it is carried out the representation of black in these books. |
Palavras-chave: | Brazilian law 10.639 Brazilian National Textbook Program History teaching Lei 10.639 Programa Nacional do Livro Didático Ensino de história |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de História (PROFHISTORIA) |
Citação: | NAZÁRIO, Lorraine Janis Vieira dos Santos. A lei e os livros: transformações na produção didática após a Lei 10.639/03. 2016. 74 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2016. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/12140 |
Data de defesa: | 29-Nov-2016 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTORIA) |
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