Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/12141
Tipo do documento: Dissertação
Título: Espaços públicos, saberes públicos: um podcast como espaço de ensino de história
Título(s) alternativo(s): Public Spaces; public knowledge: a podcast as a space for History teaching
Autor: Pereira, Daniel Carvalho 
Primeiro orientador: Wanderley, Sonia Maria de Almeida Ignatiuk
Primeiro membro da banca: Carvalho, Bruno Leal Pastor de
Segundo membro da banca: Corrêa, Ricardo Santhiago
Resumo: O ensino de história tem sofrido grandes transformações ao longo das últimas décadas, principalmente se considerarmos os avanços das TDIC s que criam novos espaços em que o conhecimento histórico pode ser produzido. Os espaços públicos são cada vez mais ampliados e assim, práticas e projetos de História Pública surgem a todo momento, afim de discutir estas transformações que, por fim, acabam também transformando a História como disciplina científica. Nesta direção, o que este estudo propõe é um podcast, um produto de mídia digital em formato audiofônico como um projeto de Ensino de História em que um grupo de historiadores, em circularidade com o público, ocupa e debate os espaços públicos, principalmente os midiáticos, através de práticas da História Pública. Este projeto é o Sobre História, do qual o podcast é seu produto principal. Para isso, analisaremos este produto em suas implicações teóricas e metodológicas para a História e, principalmente, para a Didática da História.
Abstract: History Teaching has seen big transformation during the last decades, especially when we consider the improvements of Digital Technologies of Information and Communication which create new spaces in which historical knowledge can be produced. As public spaces are being widened, new practices and projects of Public History are created all the time in order to discuss this transformation which has itself changed the scientific discipline of History. On this regard, this study presents the Sobre História (About History) project, which has as its main product a podcast a digital media product in audio phonic format in which a group of historians, in contact with the public, occupy and debate public spaces, especially the media, through the practices of Public History. We will analyses this product considering its theoretical and methodological implications for History and, mostly, for History Didactics.
Palavras-chave: History Teaching
History Didactics
Public History
Podcast
Digital History
Ensino de História
Didática da História
História Pública
Podcast
História Digital
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de História (PROFHISTORIA)
Citação: PEREIRA, Daniel Carvalho. Espaços públicos, saberes públicos: um podcast como espaço de ensino de história. 2016. 79 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/12141
Data de defesa: 18-Nov-2016
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTORIA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Daniel Carvalho Pereira.pdf707,93 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.