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Tipo do documento: Tese
Título: O que resta da arte: indivíduo e cultura em "Humano, demasiado humano"
Título(s) alternativo(s): What remains of art: individual and culture in Human, all too human
Autor: Toledo, Ricardo de Oliveira 
Primeiro orientador: Dias, Rosa Maria
Primeiro membro da banca: Silva, Iracema Maria de Macedo Gonçalves da
Segundo membro da banca: Bocayuva, Izabela Aquino
Terceiro membro da banca: Barros, Tiago Mota da Silva
Quarto membro da banca: Vieira, Vladimir Menezes
Resumo: Esta tese tem como objetivo o estudo do problema da cultura em Friedrich Wilhelm Nietzsche (1844-1900), tomando como ponto de partida o aforismo 222 de Humano, demasiado humano: O que resta da arte . Verifica-se o que o filósofo alemão refletiu sobre a passagem de uma cultura que filosoficamente deu primazia à arte para uma que se assumia científica e industrial. Como elemento central para tal empreitada, discute-se a problemática do indivíduo e sua formação cultural, bem como seu papel na criação da cultura. Num primeiro momento, analisa-se o desenvolvimento do pensamento nietzschiano ao longo da década de 1870, algumas de suas principais leituras para o abando de suas posições schopenhauerianas e wagnerianas, dentre as quais se destaca sua relação intelectual com Jacob Burckhardt (1818-1897) e sua rejeição ao Hegelianismo. Em seguida, concentra-se na expansão do cientificismo do século XIX para se traçar uma trajetória de total abandono do Romantismo e da crítica à metafísica na fase intermediária do pensamento de Nietzsche. Como fechamento, debate-se o desdobramento das discussões da obra publicada em 1878 nas obras subsequentes, Aurora e A Gaia Ciência, e a atualidade do debate aqui proposto em filósofos contemporâneos, especialmente, Theodor Adorno (1903-1969) e Max Horkheimer (1895-1973).
Abstract: This research aims to study the problem of culture in Friedrich Wilhelm Nietzsche (1844-1900), starting from the aphorism 222 of the book Human, all too human: What remains of art . It is observed what the German philosopher thinks about the transition from a culture that had gave philosophically primacy to art into a new culture that was assumed as scientific and industrial. As a central element for this work, it discusses the question about the individual and its cultural formation, as well, what is its role to creation of culture. Firstly, it is analyzed the development of Nietzsche s thinking along the decade 1870, some of principal readings that were important for him to abandon his Schopenhauerianism and his Wagnerianism, highlighting the friendship with Jacob Burckhardt (1818-1897) and the rejection of Hegelianism. After, it focuses on the expansion of scientism through nineteenth century, tracing a trajectory of total abandonment of Romanticism and the critique of metaphysics during the middle period of Nietzsche s thinking. Finally, it debates the consequences that were taken from the book published in 1878 for the subsequent works, the Dawn of day and the Gay Science, and the actuality of this debate to contemporary philosophers, especially, Theodor Adorno (1903-1969) and Max Horkheimer (1895-1973).
Palavras-chave: Art
Science
Individual
Culture
Arte
Ciência
Indivíduo
Cultura
Nietzsche, Friedrich Wihelm, 1844-1900
Filosofia alemã
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Ciências Sociais::Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Filosofia
Citação: TOLEDO, Ricardo de Oliveira. O que resta da arte: indivíduo e cultura em "Humano, demasiado humano". 2014. 226 f. Tese (Doutorado em Filosofia Moderna e Contemporânea) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/12144
Data de defesa: 8-Ago-2014
Aparece nas coleções:Doutorado em Filosofia

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