Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/12184
Tipo do documento: | Tese |
Título: | Dramatização e multiplicidade em Gilles Deleuze |
Título(s) alternativo(s): | Dramatisation and multiplicity in Gilles Deleuze |
Autor: | Damasceno, Verônica Miranda |
Primeiro orientador: | Lisboa, Ivair Coelho |
Primeiro membro da banca: | Cunha, Maria Helena Lisboa da |
Segundo membro da banca: | Pinheiro, Paulo José Moraes |
Terceiro membro da banca: | Castro, Cláudia Maria de |
Quarto membro da banca: | Rezende, João Batista |
Resumo: | Este trabalho compreende a dramatização e a multiplicidade em Gilles Deleuze. Trata-se da subversão das clássicas perguntas metafísicas que justificam as essências e as idéias. Uma distribuição de diferenças determina a atualização das idéias. O método de dramatização envolve processos de diferenciação. Diferenças internas, relativas a blocos de espaço-tempo criam condições para os conceitos. Um campo intensivo e diferencial de forças faz emergir um teatro especial de virtualidades e uma expressividade das idéias. A realidade não é dada, mas dramatizada por forças não individuais e subjetividades larvares. O método de dramatização está aquém do conhecimento e até mesmo de toda consolidação que a filosofia ganha com os conceitos. A dramatização responde pela própria constituição da filosofia e dos personagens que dela se desprendem. Relacionamos a dramatização com as noções de trágico em Nietzsche e Hölderlin, de multiplicidade, de vice-dicção em Leibniz, de individuação em Simondon e de virtual em Bergson. |
Abstract: | This work comprehends the dramatisation and multiplicity in Gilles Deleuze s philosophy. To be a matter of subversion of metaphysical classic questions that justifies the essence and ideas. A distribution of differences determines the actualization of ideas. The dramatisation s method involves differentiation s process. Internal differences related to block of space-time create conditions to the concepts. An intensive and differential camp of powers provokes the emergence of a special virtual theatre and an expres siveness of ideas. The reality is not given but dramatised by non-individual powers and larval subjectivity. The dramatisation method is on this side of knowledge and even all cons olidation that philosophy win with concepts. The dramatisation answer by own constitution of philosophy and its characters. Dramatisation is related with notions of tragic by Nietzsche and Hölderlin, multiplicity, vice-diction by Leibniz, individuation by Simondon, and virtual by Bergson. |
Palavras-chave: | Drama Idea Individuation Virtual Multiplicity Image Drama Idéia Individuação Virtual Multiplicidade Imagem Deleuze, Gilles, 1925-1995 Idéia (Filosofia) Imagem (Filosofia) |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Ciências Sociais::Instituto de Filosofia e Ciências Humanas |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Filosofia |
Citação: | DAMASCENO, Verônica Miranda. Dramatização e multiplicidade em Gilles Deleuze. 2008. 279 f. Tese (Doutorado em Filosofia) - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/12184 |
Data de defesa: | 18-Dez-2008 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Filosofia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Tese - Veronica Miranda Damasceno - 2008 - Completo | 2,21 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.