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Tipo do documento: Tese
Título: O sentido da cultura moderna segundo Friedrich Nietzsche
Autor: Souza, Maria Cristina dos Santos de 
Primeiro orientador: Dias, Rosa Maria
Primeiro membro da banca: Silva, Iracema Maria de Macedo Gonçalves da
Segundo membro da banca: Fogel, Gilvan Luiz
Terceiro membro da banca: Bocayuva, Izabela Aquino
Quarto membro da banca: Moreira, Fernando José de Santoro
Resumo: Na tese que ora apresentamos, buscamos elucidar o pensamento de Nietzsche sobre a cultura moderna, pelo viés de três questões, através das quais, pensamos, o próprio Nietzsche tece este pensamento. A primeira questão diz respeito à consideração da cultura moderna como domínio fomentado e sustentado pelo Estado, como estratégia para se manter e se fortalecer, ou seja, como cultura de Estado. A segunda concerne à relação entre a filosofia e o Estado. Segundo Nietzsche, a filosofia dominante na modernidade, corresponde, na verdade, a uma espécie de fundamentação metafísica da hegemonia estatal, a um instrumento teórico de projeção do Estado diante de seus servos e dos demais Estados. A terceira questão pressupõe a idéia que a cultura moderna desenvolve-se no sentido de sua própria superação. Nietzsche concebe esta possibilidade como resultado da atuação dos gênios da humanidade no sentido de transpor seu próprio tempo, em prol de uma cultura erguida segundo os desígnios da natureza, e, então, não mais submetida aos fins rasteiros e imediatos do Estado.
Abstract: Dans cette thèse, que nous présentons ci-devant, nous cherchons à élucider la pensée sur la culture moderne selon trois questions, à travers lesquels Nietzsche lui-même tisse cette pensée. La première question se rapporte à la consideration de la culture moderne comme domaine poussé et soutenu par l´État, comme stratégie pour se mantenir et se fortifier,´est-à-dire,comme culture de l´État. La deuxième se raportte à la relation entre la philosophie et l´État. Selon Nietzsche, la philosophie hégémonique dans la modernité correspond, en vérité, à une espèce de fondation métaphysique de l´hegémonie de l État, à un instrument théorique de projection de l´État devant ses servants e devant les autres États. La troisième question préssume l´idée que la culture moderne se développe pour se surpasser. Nietzsche conçoit cette possibilité comme résultat de l´action des génies de l´humanité dans le sens de transposer son propre temps à la faveur d´une culture bâtie selon les desseins de la nature, et alors non plus soumise aux fins mesquins et immédiats de l´État.
Palavras-chave: Modernité
Culture
Philosophie
État
Modernidade
Cultura
Filosofia
Estado
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA::HISTORIA DA FILOSOFIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Ciências Sociais::Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Filosofia
Citação: SOUZA, Maria Cristina dos Santos de. O sentido da cultura moderna segundo Friedrich Nietzsche. 2007. 171 f. Tese (Doutorado em Filosofia Moderna e Contemporânea) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/12189
Data de defesa: 6-Jun-2007
Aparece nas coleções:Doutorado em Filosofia

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