Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/12192
Tipo do documento: Tese
Título: A imagética da arte: a leitura de Gaston Bachelard pelo viés da imaginação material
Título(s) alternativo(s): L imagetique de l art: la lecture de Gaston Bachelard par l imagination materiéle
Autor: Brigida, Raissa Vasques de Santa 
Primeiro orientador: Britto, Marly Bulcão Lassance
Primeiro membro da banca: Cesar, Constança Terezinha Marcondes
Segundo membro da banca: Barros, Tiago Mota da Silva
Terceiro membro da banca: Solis, Dirce Eleonora Nigro
Quarto membro da banca: Anachoreta, Maria Inês Senra
Resumo: A presente tese de doutorado tem por objetivo tratar da imaginação material teorizada pelo filósofo francês Gaston Bachelard (1884-1962) e sua aplicação nas artes plásticas. Este trabalho se configura como uma pesquisa inédita na medida em que aplica um conceito formulado e desenvolvido por Bachelard na vertente poética de seu pensamento a partir da literatura e da poesia em sua aplicabilidade nas artes plásticas. Mostrar-se-á a presença e atuação da imaginação material em pinturas, gravuras, esculturas.O presente texto tem por objetivo analisar essas passagens de O direito de sonhar onde o filósofo pensa as obras de arte ressaltando seus aspectos materiais, mostrando como a arte plástica, embora de contemplação visual, pode e deve ser imaginada materialmente. Assim, analisamos as obras de Claude Monet - As ninféias e as Catedrais de Rouen; de Marc Chagall A Bíblia e suas gravuras; as gravuras de Albert Flocon e de Louis Marcoussis, bem como o trabalho de José Corti, seu amigo e editor; as esculturas de Eduardo Chillida e de Henry de Waroquier. Visando ressaltar a materialidade dessas obras de arte, ou seja, a imaginação material desses artistas, bem como os expectadores dessas obras, será percorrido o universo estético de Bachelard, que as analisa com exímio primor, com uma linguagem também poética capaz de encantar qualquer leitor apaixonado por arte. Ao mostrar a materialidade em obras que se apreendem pelo olhar, Bachelard percorre um caminho de superação da dicotomia matéria-forma, pois as superfícies desses objetos artísticos também revelam um onirismo essencialmente material. O trabalho segue a seguinte estrutura: o primeiro capítulo discute o papel da imagem e da imaginação no pensamento bacheladiano, mostrando como aparece no seu pensamento epistemológico, e depois abre-se para uma nova vertente.O segundo capítulo apresentará a imaginação material, como ela aparece conceituada em meio às análises literárias, destacando suas diversas possibilidades de definição. O capítulo três trará os textos bachelardianos sobre as artes plásticas vinculados com seus conceitos sobre materialidade, para bem caracterizar a imaginação material que se faz presente também nas artes plásticas. A conclusão tem a pretensão de mostrar como a arte, em geral pode e deve ter uma inspiração bacheladiana. Esse trabalho se configura como um aprofundamento da dissertação de mestrado, A noção de Materialismo em Gaston Bachelard, defendida em 2009 também na Uerj. Neste trabalho prévio, percorreram-se as duas vertentes do pensamento bachelardiano, a epistemologia e a poética, fundamentando o Materialismo inerente a sua filosofia. Esse materialismo não se confunde com qualquer outra forma denominada de materialismo na história da filosofia.
Abstract: Cette thèse doctorale a pour objectif discuter l imagination matérielle théorisée par le philosophe Gaston Bachelard (1884-1962) et son application aux arts plastiques. Cette recherche a un caractère inédit une fois qu elle met en pratique la conception formulée et développée par Bachelard dans sa pensée poétique que relie la littérature et la poésie aux arts plastiques. Ainsi, on montrera la présence et l application de l imagination matérielle dans des peintures, gravures et sculptures. Pour le faire, on va exploiter les extraits de Le droit de rêver où le philosophe analyse des oeuvres d art mettant en relief ses aspects matériaux pour montrer comment l art plastique, même étant créé pour la contemplation visuelle, peut et doit être matériellement imaginée. Ainsi, on analysera les oeuvres de Claude Monet Les nymphéas et la série des Cathédrales de Rouen; de Marc Chagall La bible et ses gravures; les gravures de Albert Flocon et de Louis Marcoussis, ainsi comme le travail de José Corti, ami et éditeur du philosophe. De la part des sculptures, les sculpteurs analysés seront Eduardo Chillida et Henry de Waroquier. Afin de exploiter la matérialité de ces oeuvres d art, c est-à-dire, l imagination matérielle de ces artistes, ainsi comme celle de ses spectateurs, on visitera l univers esthétique de Bachelard qui analyse ces oeuvres de façon primordiale en utilisant lui aussi un langage poétique capable d enchanter les lecteurs amoureux des beaux-arts. Pour mettre en évidence la matérialité dans des oeuvres qu on retient par le regard, Bachelard suit un chemin qui dépasse la dichotomie matière-forme une fois que les façades de ces objets d art dévoilent aussi un onirisme qui est essentiellement matériel.
Palavras-chave: Gaston Bachelard
Imagination materièle
Arts plastiques
Gaston Bachelard
Imaginação material
Artes plásticas
Bachelard, Gaston, 1884-1962
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Ciências Sociais::Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Filosofia
Citação: BRIGIDA, Raissa Vasques de Santa. A imagética da arte: a leitura de Gaston Bachelard pelo viés da imaginação material. 2015. 100 f. Tese (Doutorado em Filosofia Moderna e Contemporânea) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/12192
Data de defesa: 20-Ago-2015
Aparece nas coleções:Doutorado em Filosofia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Tese - Raissa Vasques de Santa Brigida.pdf1,59 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.