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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/12230
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A filosofia da arte de Arthur Danto: um estudo a partir de Deleuze e Guattari |
Título(s) alternativo(s): | The philosophy of art of Arthur Danto: a study from Deleuze and Guattari |
Autor: | Souza, Marcelo Rocha ![]() |
Primeiro orientador: | Portocarrero, Vera Maria |
Primeiro coorientador: | Ramme, Noeli |
Primeiro membro da banca: | Abreu Filho, Ovidio de |
Resumo: | O objetivo principal deste trabalho será investigar algumas das teses de Arthur Danto, que reconhece nas práticas artísticas contemporâneas um ponto de inflexão a partir do qual um novo paradigma artístico, ainda hoje em plena vigência, teria se imposto. Abordaremos a obra de Danto a partir do ponto de vista de Gilles Deleuze e Felix Guattari, que em O que é a Filosofia? Afirmam ser a filosofia uma criação que consistiria de três elementos fundamentais, quais sejam: o plano de imanência, os conceitos e os personagens conceituais. Assim, utilizaremos esta perspectiva para definir o plano de imanência de Danto, bem como seus conceitos e personagens, aproveitando para refletir sobre a relevância e validade filosófica de associar escolas filosóficas antagônicas, tais como a filosofia americana e a filosofia francesa. |
Abstract: | The main objective of this work is to investigate some of the thesis of Arthur Danto, who recognizes in the contemporary artistic practices an inflection that establishes a new artistic paradigma, which validity persists until today. Our intention is to approach Danto s ouvre through Gilles Deleuze and Felix Guattari´s philosophy, wich says, in What philosophy is? , that philosophy is a creation consisting of three fundamental elements, namely: the immanency plan, the concepts, and the conceptual characters. Thus, we will be using this theoretical perspective to define Danto s immanency plan, as well as his concepts and characters, using the opportunity to consider the philosophical relevance of associating antagonical philosophycal schools, such as american and french philosophy. |
Palavras-chave: | Contemporary art Indiscernibility Immanency plan Concept Conceptual character Arte contemporânea Indiscernibilidade Plano de imanência Conceito Personagem conceitual |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Ciências Sociais::Instituto de Filosofia e Ciências Humanas |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Filosofia |
Citação: | SOUZA, Marcelo Rocha. A filosofia da arte de Arthur Danto: um estudo a partir de Deleuze e Guattari. 2011. 87 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia Moderna e Contemporânea) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/12230 |
Data de defesa: | 15-Fev-2011 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Filosofia |
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Arquivo | Tamanho | Formato | |
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