Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/12231
Tipo do documento: Dissertação
Título: Antonin Artaud: por uma metafísica cruel
Título(s) alternativo(s): Antonin Artaud: pour une métaphisique cruelle
Autor: Cardoso, Ricardo Cezar 
Primeiro orientador: Arêas, James Bastos
Primeiro membro da banca: F, Ivair Coelho Lisboa R N I
Segundo membro da banca: Souza, Walder Gervásio Virgulino de
Resumo: Ao entrarmos em contato com a obra de Gilles Deleuze, não podemos ignorar a influência de Antonin Artaud e da idéia de Crueldade no desenvolvimento de sua filosofia. Assim, cabe a pergunta: Qual é a importância de Antonin Artaud e do Teatro da Crueldade na constituição da Filosofia Contemporânea? A presente dissertação não pretende responder esta pergunta em toda sua complexidade, a sua pretensão é mais modesta, ela visa traçar algumas linhas que possam nos orientar nas relações complexas entre o pensamento de Artaud e a Filosofia, entre o Teatro da Crueldade e o Teatro Filosófico. Assim, partimos da idéia de uma Metafísica da Crueldade, tal como nos é apresentada por Camille Dumoulié, para uma Metafísica Cruel, uma metafísica que já é ela mesma uma experimentação. Pensar a crueldade como um teatro metafísico põe em crise o Sistema da Representação: tarefa do pensamento contemporâneo. Dessa forma, compreender a Filosofia e a Arte Contemporâneas torna Antonin Artaud uma passagem obrigatória.
Abstract: Em étudiant l oeuvre de Gilles Deleuze, c est impossible d ignorer l influence d Antonin Artaud et de l idée de Cruauté dans le dèvelopement de sa philosophie. Ansi on peut se demander Quelle est l importance de Antonin Artaud et du Théâtre de la Cruauté dans la constituition de la Philosophie Contemporaine? . La présente dissertation n ose pas répondre à cette question dans tute as complexité. Elle est plus modeste dans sa prétention, elle a comme but tracer quelques lignes capables de nous orienter dans nos relations complexes entre la pensée de Artaud et la Philosophie, entre le Théâtre de la Cruauté et le Théâtre Philosophique. Ainsi, nous partons de l idée d une Métaphisique de la Cruauté, comme elle nous est présenté par Camille Dumoulié, pour une Métaphisique Cruelle, une métaphisique qui est elle-même une experimentation. Penser la cruauté comme un théâtre métaphisique met en crise le Sisteme de la Representation: oeuvre de la pensée contemporaine. De cette façon, comprendre la Philosophie et l Art Contemporain, rendent Antonin Artaud une traverse obligatoire.
Palavras-chave: Métaphisique
Cruauté
Crueldade
Metafísica
Corpo sem órgãos
Artaud, Antonin, 1896-1948.
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Ciências Sociais::Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Filosofia
Citação: CARDOSO, Ricardo Cezar. Antonin Artaud: por uma metafísica cruel. 2006. 101 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia Moderna e Contemporânea) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2006.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/12231
Data de defesa: 23-Jun-2006
Aparece nas coleções:Mestrado em Filosofia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissertacao Ricardo Cezar Cardoso.pdf579,62 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.