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Tipo do documento: Dissertação
Título: O corpo como obra de arte e fundador da experiência estética em Merleau Ponty
Título(s) alternativo(s): The body as a work of art and founder of aesthetic experience in Merleau-Ponty
Autor: Silva, Rose Mary Costa Rosa Andrade 
Primeiro orientador: Cunha, Maria Helena Lisboa da
Primeiro membro da banca: Britto, Marly Bulcão Lassance
Segundo membro da banca: Pereira, Eliane Ramos
Resumo: Este trabalho parte de uma leitura da filosofia de Merleau-Ponty centrada na noção de Corpo como Obra de arte , fundamentando-se no pressuposto de que se trata de um conceito fundamental da fenomenologia contemporânea e da estética. Este trabalho assume a tarefa de mostrar que, Merleau-Ponty discute a questão do corpo como obra de arte não com os pressupostos do intelectualismo, do empirismo, ou antes, da Psicologia Clássica, mas tomando como base o vivido, o corpo como aquele que percebe, que está situado num mundo e que portanto ele tem um corpo que é fundante. É neste sentido que o seu projeto filosófico se fundamenta, em primeiro lugar, na tentativa de estabelecer um retorno ao vivido e a tarefa da compreensão de que a verdadeira filosofia é reaprender a ver o mundo . Por conseguinte, justifica-se uma investigação que irá pensar o corpo como obra de arte e como tal, inacabada e ao mesmo tempo, ele se dá através de seus desdobramentos na medida em que o sentido só é acessível por um contato direto. Do mesmo modo, partindo de uma compreensão merleau-pontiana de corpo como obra de arte, por fim, este trabalho assume também a tarefa de se indagar acerca da repercussão desta mesma afirmação na relação do saber filosófico consigo mesmo, logo, no modo da própria filosofia entender a sua história, estando, pois, a importância desta incursão no ensejo de explicitar o que, para Merleau Ponty, seria um corpo comparado a obra de arte como um nó de significações vivas e não a lei de um certo número de termos co-variantes.
Abstract: This paper presents a reading of Merleau-Ponty centered on the notion of "Body as a Work of Art", basing it on the assumption that this is a fundamental concept of contemporary phenomenology and aesthetics. This paper assumes the task of showing that Merleau-Ponty discusses the issue of the body as a work of art with no assumptions of intellectualism, of empiricism, or rather, Psychology Classic, but drawing on the lived body as that notice, which is situated in a world and therefore he has a body that is foundational. It is in this sense that his philosophical project is based, first, in an attempt to establish a return to the "lived" and the task of understanding that "the true philosophy is to relearn how to see the world." Therefore, it is justified that an investigation will consider the body as a work of art and as such, unfinished and at the same time, he feels through its developments in that sense is only accessible by direct contact. Similarly, from an understanding of Merleau-pontiana body as a work of art, finally, this work also assumes the task of asking about the repercussions of this same statement in respect of philosophical knowledge to himself, then, in their own way philosophy to understand their history and are, therefore, the importance of this foray into the opportunity to explain that to MerleauPonty, a body would be compared to the work of art as a knot of meanings alive and not the law of a number of co-terms variants.
Palavras-chave: French philosophy
Maurice Merleau-Ponty
Phenomenology
Filosofia francesa
Maurice Merleau-Ponty
Fenomenologia
Merleau-Ponty, Maurice,1908-1961.
Percepção (Filosofia)
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Ciências Sociais::Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Filosofia
Citação: SILVA, Rose Mary Costa Rosa Andrade. O corpo como obra de arte e fundador da experiência estética em Merleau Ponty. 2013. 118 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia Moderna e Contemporânea) - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/12244
Data de defesa: 4-Jul-2013
Aparece nas coleções:Mestrado em Filosofia

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