Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/12247
Tipo do documento: Dissertação
Título: Significados corporificados: uma análise da definição de arte de Arthur C. Danto
Título(s) alternativo(s): Embodied meaning: an analysis of Arthur C. Danto s definition of art
Autor: Gomes, Thiago Barros 
Primeiro orientador: Ramme, Noeli
Primeiro membro da banca: Barbosa, Ricardo José Corrêa
Segundo membro da banca: Simão, Luciano Vinhosa
Resumo: O objetivo do presente trabalho é analisar a resposta de Danto ao problema da natureza da arte. Para isso, investigaremos o modo como ele utiliza os experimentos dos indiscerníveis, tanto para objetar as teorias tradicionais da arte como para erigir sua definição; e filosofia da arte, o que pode ser chamado, respectivamente, de tarefa negativa e tarefa positiva do uso do método dos indiscerníveis. A primeira parte desse trabalho se ocupa da tarefa de investigar justamente como os experimentos dos indiscerníveis são usados para objetar as teorias mimética, formalista, expressivista, institucionais, da atitude estética, e, por fim, a teoria da indefinibilidade da arte. A segunda parte trata de demonstrar como Danto, através dos experimentos dos indiscerníveis, extrai as condições necessárias e suficientes de sua definição de arte. A terceira e última parte deste trabalho analisa a relação existente entre a definição da arte e a filosofia da história da arte de Danto, principalmente a tese acerca do fim da arte.
Abstract: The aim of this work is to examine the definition of art proposed by the Arthur C. Danto. For this, we investigated how he uses the experiment of indiscernibles, both to object the tradicional theories of art and to erect his definition of art; which can be called respectively by negative task and positive task of usage of method of indiscernibles. The first part of this work is concerned with to investigate how the experiment of indiscernibles are used to object the theories mimetic, formalist, expressivist, institutional, aesthetic attitude and theory of indefinability of art. The second part of this work focuses to demonstrate how Danto extracts the necessary and sufficient conditions of his definitions of art by the experiments of indiscernibles. The third and last part of this work examines the relationship between the definition of art and Danto s philosophy of art history, especially his thesis about the end of art.
Palavras-chave: Danto
Definition of art
Philosophy of art
Aesthetic
Danto
Definição da arte
Filosofia da arte
Estética
Danto, Arthur Coleman, 1924-.
Arte Filosofia
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Ciências Sociais::Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Filosofia
Citação: GOMES, Thiago Barros. Significados corporificados: uma análise da definição de arte de Arthur C. Danto. 2012. 106 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia Moderna e Contemporânea) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/12247
Data de defesa: 29-Mai-2012
Aparece nas coleções:Mestrado em Filosofia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissertacao Thiago Barros Gomes.pdf456,04 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.