Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/12259
Tipo do documento: Dissertação
Título: Cinema e pensamento em Gilles Deleuze: a distinção dos automatismos pela passagem da imagem-movimento para a imagem-tempo
Título(s) alternativo(s): Movie and thought in Giles Deleuze: the distinctions of the automatisms by the passage from the movement-image to the time-image
Autor: Seixas, Vladimir Pereira 
Primeiro orientador: Arêas, James Bastos
Primeiro membro da banca: Solis, Dirce Eleonora Nigro
Segundo membro da banca: Antoun, Henrique
Resumo: Esta dissertação investiga o conceito de imagem-movimento e de imagem-tempo do filósofo Gilles Deleuze por meio das implicações contidas na passagem de um conceito para o outro. O aparecimento de regimes de imagem constituem mundos e automatismos específicos: o automovimento do chamado regime orgânico e a autotemporalização presente no regime inorgânico. A substituição da imagem-movimento pela imagem-tempo caracteriza-se por uma reversão da subordinação do tempo pelo movimento. Dessa forma, apresenta a conquista da realidade íntima do tempo puro, em que o tempo aparece completamente emancipado de determinações cronológicas. Ao marcar essa passagem, deve ser entendido como Deleuze alcança um novo regime de imagem e pensamento a partir de uma aliança com a arte cinematográfica. A transposição entre esses dois regimes expressa a mudança de um regime que afirma um autômato motor para outro em que há o surgimento de um autômato capaz de levantar o fundamental do pensamento. E mais decisivamente erigir o plano de imanência.
Abstract: This thesis investigates the concepts of movement-image and time-image created by the philosopher Gilles Deleuze by analyzing the passage of one concept to the other. The emergence of image systems constitutes worlds and unique automatisms: the auto-movement from the organic system, and the auto-temporalization present in the inorganic system. Replacement of the movement-image by the time-image is characterized by a reverse logic of how time is subordinated to movement. Therefore, it presents the conquer of the intimate reality of the short time, in which time appears completely free of any chronological barriers. In highlighting this passage, it s possible to understand how Deleuze reaches another image and thought systems in an alliance with the cinematic art. The transposition between these two systems expresses the shift in one system that reaffirms the automaton-machine to another system in which there is an automaton capable of raising the essential in thinking. And more decisively erect the plane of immanence.
Palavras-chave: Movement-image
Time-image
Thought
Movie
Automatism
Imagem-movimento
Imagem-tempo
Pensamento
Cinema
Automatismo
Deleuze, Giles, 1925-1955.
Filosofia francesa
Pensamento crítico
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Ciências Sociais::Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Filosofia
Citação: SEIXAS, Vladimir Pereira. Cinema e pensamento em Gilles Deleuze: a distinção dos automatismos pela passagem da imagem-movimento para a imagem-tempo. 2011. 90 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia Moderna e Contemporânea) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/12259
Data de defesa: 21-Fev-2011
Aparece nas coleções:Mestrado em Filosofia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissertacao Vladimir P Seixas.pdf737,28 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.