Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/12277
Tipo do documento: Dissertação
Título: Figuras do esquecimento e criação de valores em Nietzsche
Título(s) alternativo(s): Les figures de l oubli et la création de valeurs chez Nietzsche
Autor: Abreu, Kim Quintiere 
Primeiro orientador: Portocarrero, Vera Maria
Primeiro membro da banca: Barrenechea, Miguel Angel de
Segundo membro da banca: Ramme, Noeli
Resumo: O primeiro objetivo deste trabalho é mostrar algumas das principais figuras do esquecimento nas obras de Nietzsche, a fim de demonstrar que a noção de esquecimento percorre as fases da juventude, do intermédio e da maturidade; corroborando para uma nova perspectiva sobre o tema. O segundo objetivo é mostrar como o esquecimento ativo está no mesmo patamar de importância de grandes noções do pensamento nietzschiano, a saber: vontade de poder, além-do-homem, eterno retorno, amor fati e transvaloração de todos os valores. Além disso, como o esquecimento ativo pode ser considerado uma arte. O resultado obtido foi a hipótese de que o esquecimento ativo, não é apenas uma das noções trabalhadas por Nietzsche, mas uma das principais.
Abstract: Le premier objectif de ce travail est de montrer quelques principales figures de l'oubli dans les oeuvres de Nietzsche, afin d'établir que la notion de l'oubli parcourt les phases de la jeunesse, de l'intermédiaire et de la maturité, corroborant pour une nouvelle approche du thème. Le deuxième objectif est montrer comment l'oubli actif est sur un pied d'égalité avec les grandes notions dans la pensée nietzschéenne, à savoir: la volonté de puissance, le surhumain, l'éternel retour, l'amor fati et la transvaluation de toutes les valeurs. Par ailleurs, comment l'oubli actif peut être considéré un art. Le résultat obtenu a été l'hypothèse que l'oubli actif, n'est pas seulement une des notions travaillées par Nietzsche, mais l'une des principales.
Palavras-chave: Oubli
Volonté de puissance
Transvaluation
Création
Esquecimento
Vontade de Poder
Transvaloração
Criação
Nietzsche, Friedrich Wilhem, 1844-1900
Filosofia alemã
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Ciências Sociais::Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Filosofia
Citação: ABREU, Kim Quintiere. Figuras do esquecimento e criação de valores em Nietzsche. 2016. 122 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia Moderna e Contemporânea) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/12277
Data de defesa: 15-Fev-2016
Aparece nas coleções:Mestrado em Filosofia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissertacao - Kim Quintiere Abreu.pdf1,13 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.