Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/12287
Tipo do documento: Dissertação
Título: A questão da imagem na poética de Gaston Bachelard: uma ontofenomenologia?
Autor: Pecoraro Junior, Luiz Claudio Rios 
Primeiro orientador: Britto, Marly Bulcão Lassance
Primeiro membro da banca: Silva, Iracema Maria de Macedo Gonçalves da
Segundo membro da banca: Anachoreta, Maria Inês Senra
Resumo: O objetivo de nossa pesquisa é demonstrar que, na filosofia de Gaston Bachelard, há a emergência do que denominamos de uma ontofenomenologia. De um lado, o filósofo afirma que só é possível chegar ao ser da imagem através de uma fenomenologia; de outro, constatamos que por detrás de suas linhas perpassa uma ontologia específica, pois a imagem é autônoma e tem uma existência própria. Trata-se, portanto, de analisar na poética bachelardiana a "nova" noção de uma imaginação que é material, dinâmica e criadora, o que implica em mostrar que Bachelard faz uma crítica aos filósofos da tradição que consideravam a imaginação como formal e reprodutora. O estudo de Jean-Jacques Wunenburger, que sistematizou, nas obras de Gaston Bachelard, o conceito de ontologia da imagem será tomado como fundamento para demonstrarmos que, em Bachelard, esta ontologia da imagem é, na verdade, uma ontofenomenologia que permite ao sujeito a apreensão da imagem criadora.
Abstract: L'objectif de notre recherche est de démontrer, dans la philosophie de Gaston Bachelard, l'émergence de ce que nous appelons une ontophénoménologie. D'une part, le philosophe dit qu'on ne peut atteindre à l'être de l'image qu'à travers d'une phénoménologie; de l'autre, nous voyons que ses lignes sont traversées par une ontologie spécifique, parce que l'image est autonome, en ayant sa propre existence. Il s'agit donc d'analyser dans la poétique bachelardiènne la "nouvelle" notion d'une imagination qui est essencialement matérielle, dynamique et créatrice, et qui viens ici présenté comme argument au centre de la critique de Bachelard aux philosophes de la tradition, touts enfermés dans les cadres d'une imagination uniquement formelle et reproductrice des événements visuels. L'étude de Jean-Jacques Wunenburger, qui - dans les travaux de Gaston Bachelard - a systématisé le concept de ontologie de l'image, será le fondement sur lequel on va démontrer que, chez Bachelard, cette ontologie de l'image fonctionne comme une ontophénoménologie qui permet au sujet la saisie même de l'image créatrice.
Palavras-chave: Bachelard
Poétique
Imagination créatrice
Bachelard
Poética
Ontofenomenologia da imaginação
Fenomenologia da imaginação
Ontologia da imagem
Imaginação criadora
Bachelard, Gaston, 1884-1962
Filosofia francesa
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Ciências Sociais::Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Filosofia
Citação: PECORARO JUNIOR, Luiz Claudio Rios. A questão da imagem na poética de Gaston Bachelard: uma ontofenomenologia?. 2016. 108 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia Moderna e Contemporânea) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/12287
Data de defesa: 1-Dez-2016
Aparece nas coleções:Mestrado em Filosofia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Luiz Claudoi Rios Pecoraro Junior.pdf1,21 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.