Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/12297
Tipo do documento: Dissertação
Título: Hermenêutica do Eu: considerações acerca da individualidade em Paul Ricoeur
Título(s) alternativo(s): L hermeneutique du soi: considerations sur l individualité em Paul Ricoeur
Autor: Souza, Jacira de Assis 
Primeiro orientador: Garcia, Elena Moraes
Primeiro membro da banca: Solis, Dirce Eleonora Nigro
Segundo membro da banca: Pegoraro, Olinto Antonio
Terceiro membro da banca: Veríssimo, Luiz José
Resumo: Essa dissertação tem como tema A hermenêutica do Eu considerações acerca da individualidade em Paul Ricoeur. A hermenêutica do eu está equidistante da apologia do cogito e a sua destituição. Ricoeur considera que a filosofia da pessoa seja capaz de liberar as questões do sujeito dos falsos problemas, oriundos do substancialismo a imutabilidade de um núcleo atemporal, a dispersão em impressões como é visto em Nietzsche e Hume. A pessoa designa a si mesma no tempo como unidade narrativa de uma vida que reflete a dialética da coesão e da dispersão mediatizada pela trama. A dialética da mesmidade e da ipseidade é interna à constituição ontológica da pessoa. O instrumento dessa dialética e o estabelecimento da trama que se constitui tanto das ações como dos próprios personagens. Somos depositórios de tudo que existiu, já foi pensado e criado. Tudo isso lateja nós. É o passado que se faz presente. O nosso presente se desenrola através do aprimoramento do que já existe no atrito necessário entre os conceitos sedimentados à mesmidade e ao encontro com o espaço que clama por mudanças, afim de corrigir os erros praticados e assimilação de novos conceitos, a ipseidade. A individualidade, ou a identidade narrativa é um fenômeno complexo porque envolve dois tipos de identidade que não permitem serem reduzidas a uma única ideia. A discussão filosofia a respeito do cogito foi superada pela questão da individualidade. Esse viés ricoeuriano conduz o pensamento e a reflexão na dissertação.
Abstract: Cette dissertation a pour thème l hermeneutique du soi: considerations sur l individualité em Paul Ricoeur. L hermeneutique du soi est equidistante de l apologie du cogito et de as destitution. Ricoeur considere que la philosofie de la personne soit capable de libérer les questions du sujet de faux problèmes, provenant du substancialism l immutabilité d un noyau intemporel, la dispersion em impressions - comme on voit chez Nietzsche et Hume. La personne se désigne à elle-même dans le temps comme dans le temps comme l unité narrative qui reflete la dialectique de la cohésion et de la dispersion divulguée par la trame. La dialectique de la similitude et de l ipseité est interne à lá constitution ontologique de la personne. L instrument de cette dialectique et la mise em place de la trame, qui constitue autant des actions propres personages. Nous sommes dépôt de tout ce qui a eu, qui fat pensé et fat crée. Tout cela palpites em nous. C est le passé dans le présent. Notre présent se derroule par amélioration de ce qui existe déja dans afliction nécessaire entre les concepts sédimenteés à la similitude et la reencontre de l espace qui appelle des changements, afin de corriger les erreurs commises et l assimilation de noveau concepts, l ipseité. L individualité, ou l indetité narrative est um phénomène complexe, car elle implique deux types d identité qui ni se laissent pas redoire à une seule idée. La discussion philosofique sur le cogito a été vaincue par la question de l individualité. Ce biais ricoeurien conduit la pensée et la reflexion dans cette dissertation.
Palavras-chave: Ricoeur
Herméneutique
Identité
Individualité
Sujet
Persone
Ricoeur
Hermenêutica
Identidade
Individualidade
Sujeito
Pessoa
Ricoeur, Paul, 1913-2005
Crítica e interpretação
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Ciências Sociais::Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Filosofia
Citação: SOUZA, Jacira de Assis. Hermenêutica do Eu: considerações acerca da individualidade em Paul Ricoeur. 2017. 131 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia Moderna e Contemporânea) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/12297
Data de defesa: 10-Out-2017
Aparece nas coleções:Mestrado em Filosofia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Jacira de Assis Souza.pdf1,07 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.