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Tipo do documento: Tese
Título: Mecanismos de combate às desigualdades raciais: um estudo de caso sobre o Sistema de Cotas da Universidade Estadual da Zona Oeste UEZO
Título(s) alternativo(s): Mechanisms to combat racial inequality: a case study on the Quota System of the State University of West Zone - UEZO
Autor: Mendes, Gianne Cristina dos Reis Ferreira 
Primeiro orientador: Feres Júnior, João
Primeiro membro da banca: Figueiredo, Argelina Maria Cheibub
Segundo membro da banca: Lima, Maria Regina Soares de
Terceiro membro da banca: Pereira, Amauri Mendes
Quarto membro da banca: Brandão, André Augusto Pereira
Resumo: Nesta tese analisa-se o avanço das políticas públicas de ação afirmativa no Brasil, através do estudo de caso do sistema de cotas da Universidade Estadual da Zona Oeste (UEZO). Buscou-se examinar se o programa de ação afirmativa dessa universidade contribui para produzir uma nova dinâmica social no tocante à diminuição das desigualdades raciais no ensino superior. Ao analisar se essa política tem sido eficaz, não somente para a inclusão de negros, mas de outros grupos que sofrem com as barreiras sociais ao ingresso no ensino superior, objetiva-se contribuir efetivamente para o debate sobre o tema. Neste sentido, compreende-se que a análise de um caso do sistema de cotas, considerado nesta tese numa perspectiva exploratória, pode oferecer subsídios à discussão sobre inclusão socioeducacional e combate às desigualdades sociais e raciais na perspectiva dos direitos humanos. Por outro lado, observa-se que o tema é desafiador, pois muitas pesquisas já foram realizadas com o objetivo de tratar questões específicas desta temática, como as mais abrangentes acerca das políticas de ação afirmativa. Contudo, vale ressaltar que a diversidade de abordagens amplia a capilaridade do tema e possibilita do avanço das ações institucionais, que podem ser redimensionadas a partir das reflexões que o estudo de caso pode oferecer. Para isso realizou-se a análise dos dados de ingresso dos estudantes cotistas e também de uma pesquisa qualitativa realizada com os discentes da Universidade Estadual da Zona Oeste UEZO, entre julho de 2011 e janeiro de 2012, cujo objetivo foi conhecer o perfil dos alunos cotistas e não cotistas.
Abstract: This thesis analyzes the advancement of public policy affirmative action in Brazil, through the case study of the quota system of the State University of West Zone (UEZO). He sought to examine whether the affirmative action program of this university contributes to produce a new social dynamic with regard to reduction of racial inequalities in higher education. In considering whether the policy has been effective not only for the inclusion of blacks, but other groups who suffer from social barriers to access to higher education, the objective is to effectively contribute to the debate on the subject. In this sense, it is understood that the analysis of a case of the quota system considered in this thesis an exploratory perspective, can provide the basis for discussion of social and educational inclusion and combating social and racial inequalities from the perspective of human rights. On the other hand, it is observed that the issue is challenging because many surveys have been carried out in order to address specific issues of this issue, as the most comprehensive about affirmative action policies. However, it is noteworthy that the diversity of approaches extends the theme of capillarity and enables the advancement of institutional actions, which can be resized from the reflections that the case study can offer. For this, there was the analysis of entry data quota students and a qualitative survey of the students of the State University of the West Zone - UEZO between July 2011 and January 2012, aims to better understand the profile of student s shareholders and not shareholders.
Palavras-chave: Affirmative Action
Quota system
Racial Inequality
Recognition
Ação Afirmativa
Sistema de Cotas
Desigualdades Raciais
Reconhecimento
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Ciências Sociais::Instituto de Estudos Sociais e Políticos
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciência Política
Citação: MENDES, Gianne Cristina dos Reis Ferreira. Mecanismos de combate às desigualdades raciais: um estudo de caso sobre o Sistema de Cotas da Universidade Estadual da Zona Oeste UEZO. 2013. 204 f. Tese (Doutorado em Ciência Política) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/12446
Data de defesa: 25-Mar-2013
Aparece nas coleções:Doutorado em Ciência Política

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