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Tipo do documento: Tese
Título: A Voz do Dono e o Dono da Voz: a influência da propriedade de rádios locais nos resultados das eleições municipais.
Título(s) alternativo(s): The Voice of the Owner and the Owner of the Voice: the influence of local radio ownership on municipal elections results.
Autor: Lopes, Cristiano Aguiar 
Primeiro orientador: Silva, Thiago Moreira da
Primeiro membro da banca: Feres Júnior, João
Segundo membro da banca: Guarnieri, Fernando Henrique Eduardo
Terceiro membro da banca: Stein, Elizabeth
Quarto membro da banca: Bernardes, Cristiane Brum
Resumo: A literatura sobre mídia e política tem crescido nos últimos tempos, porém, na mesma velocidade, desenham-se posições conflitantes sobre a dimensão da influência da mídia em processos eleitorais. Nesta tese, nos valemos de um experimento natural - gerado pela expansão recente de rádios locais pelo interior do Brasil e por sua apropriação por políticos com atuação municipal - para avaliar o impacto da propriedade dessas rádios no desempenho eleitoral de seus proprietários. Utilizamos também dados involuntariamente divulgados pelo Governo Federal para investigar o clientelismo na outorga de rádios comunitárias. Por meio de amostras pareadas de um grupo de observação e de um grupo-controle, e da aplicação da metodologia de análise da diferença das diferenças, demonstramos que, enquanto no grupo-controle houve uma ampliação de 2,23% no desempenho eleitoral médio, no grupo de observação formado por 134 candidatos a prefeito proprietários de rádios locais - o impacto foi de 6,27% em sua votação proporcional média. Tais dados demonstram que a obtenção de uma outorga de rádio local é um fator que amplia significativamente o desempenho eleitoral dos seus proprietários. Além disso, ao analisarmos 17.422 processos de outorga de radiodifusão comunitária, observamos que o apadrinhamento de processos por deputados ou senadores aumenta em 2,14 vezes suas chances de serem aprovados, quando comparados aos que não contaram com esse tipo de apoio. Estes achados comprovam a existência de intenso clientelismo nas outorgas de radiodifusão local e contribuem para a construção de conhecimento acerca da influência da mídia na decisão do voto.
Abstract: The literature on media and politics has grown over time, even though, at the same pace, so have conflicting positions about media's influence over electoral processes. In this thesis, we assume a natural experiment emerging from the recent expansion of local radio stations throughout Brazil's countryside and their appropriation by local politicians to evaluate the impact of these radios' property on the electoral performance of their owners. We have also made use of Federal Government's involuntarily published data to investigate the impact of clientelism on community radios grants. Based on paired samples from one observation group and one control group, and after the application of the difference-in-differences methodology, we have demonstrated that the control group have experienced a 2.23% growth in average electoral performance. Meanwhile, among the members of the observation group composed by 134 candidates who owned local radios and ran in mayoral elections - the impact was a growth of 6.27% in their average voting outcome. Such data demonstrate that obtaining a grant to operate a local radio is a factor that raises significantly the electoral performance of its owner. Furthermore, after we analyzed 17.422 community radio grants applications, we observed that the patronage of these applications by congressional representatives or senators raised their chances of approval in 2.14 times when compared to those who had not obtained this kind of support. These findings confirm the existence of intense clientelism on community radio granting policies and contribute to the building of knowledge around the influences of media in electoral processes.
Palavras-chave: Media
Radio
Politics
Elections
Clientelism
Electoral behavior
Mídia
Rádio
Política
Eleições
Clientelismo
Comportamento eleitoral
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::COMPORTAMENTO POLITICO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Ciências Sociais::Instituto de Estudos Sociais e Políticos
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciência Política
Citação: LOPES, Cristiano Aguiar. A Voz do Dono e o Dono da Voz: a influência da propriedade de rádios locais nos resultados das eleições municipais.. 2018. 272 f. Tese (Doutorado em Ciência Política) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/12480
Data de defesa: 11-Jun-2018
Aparece nas coleções:Doutorado em Ciência Política

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