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Tipo do documento: Dissertação
Título: O bandeirismo não é apenas um tema do passado: bandeirantes, entradas e bandeiras na construção historiográfica no Curso de Bandeirologia (1946)
Título(s) alternativo(s): The Bandeirismo is not just a theme of the past: bandeirantes, entradas and bandeiras in the historiographical constructionin the Curso de Bandeirologia (1946)
Autor: Silva, Veronica Rocha da 
Primeiro orientador: Gonçalves, Marcia de Almeida
Primeiro membro da banca: Nicodemo, Thiago Lima
Segundo membro da banca: Gomes, Angela Maria de Castro
Resumo: Este trabalho dissertativo visa analisar o material de divulgação intitulado Curso de Bandeirologia publicado em 1946. Oriundo de doze conferências públicas relacionadas ao tema das entradas e bandeiras, realizadas no mesmo ano, na cidade de São Paulo, o evento por situar-se em um novo momento político da história do país evidencia uma tentativa por meio de novas formas de divulgação, de repensar a imagem do bandeirante não apenas como um herói, mas como personagem responsável pelos primeiros passos da formação de diferentes estados brasileiros. O material contém os discursos de historiadores de renome nos estudos brasileiros: Afonso de Taunay, Alfredo Ellis Júnior, Sérgio Buarque de Holanda, Virgílio Correa Filho, Joaquim Ribeiro e Afonso Arinos de Melo Franco, letrados reconhecidos no meio intelectual, que possuíam como característica em comum, trabalhos produzidos referentes ao tema das bandeiras. Para compreender e averiguar melhor os discursos proferidos neste material, o presente trabalho procura estabelecer uma contextualização do cenário político e intelectual das quais estes letrados estavam inseridos e o círculo de publicações que vigorava a partir da década de 1930, assim como, a apresentação dos autores que em 1946 fariam parte do material publicado buscando caracterizar a trajetória intelectual e acadêmica, as participações no meio político e os trabalhos produzidos referentes ao tema das bandeiras paulistas. O diálogo entre as hipóteses defendidas por estes intelectuais através de chaves temáticas como a formação do território, a relação entre bandeirantes, indígenas e jesuítas, e a imagem heroicizada do homem sertanista também fazem parte desta pesquisa com a finalidade de compreender as principais ideias proferidas no Curso de Bandeirologia. Para possibilitar o cumprimento dos objetivos desta dissertação, algumas fontes do período foram mobilizadas, com destaque para os noticiários dos jornais do Rio de Janeiro e São Paulo que divulgaram as conferências durante toda a realização do evento.
Abstract: This dissertation paper seeks to analyze the promotion material entitled as Curso de Bandeirologia, published in 1946. Originally from twelve public conferences related to the theme of the entradas and bandeiras, performed in the same year in the city of São Paulo, the event, due to the fact of taking place in a new political moment of the country history, brings light up to a tentative, by means of a new way of promotion, of rethink the image of the bandeirante not only as a hero, but as the responsible character for the first steps of the different organization of the Brazilian States. The material contains the speeches of highly honored historians in the Brazilian studies: Afonso de Taunay, Alfredo Ellis Júnior, Sérgio Buarque de Holanda, Virgilio Correa Filho, Joaquim Ribeiro and Afonso Arinos de Melo Franco, recognized literates in the intellectual field that presented as a common characteristic, produced work papers referent to the bandeiras theme. To better comprehend and verify the announced speeches in this material, the present academic paper intents to set a contextualization of the intellectual and political scene which these literates were insert in, the publication circles that prevailed from the 1930 decade, as the presentation of the authors that in 1946 were part of the published material, seeking to describe the intellectual and academic trajectory, the participation in the political scene and the paper works produced concern to the bandeiras paulistas theme. The dialogue between the defended hypothesis by these intellectuals through the thematic keys as the development of the territory, the relation between the bandeirantes, indians and jesuits, and the heroic image of the sertanista man are also part of this research with the objective of comprehend the mainly expressed ideas in the Curso de Bandeirologia. To make possible the achievement of the objectives of this dissertation, some sources of the period were investigated, with a special attention to the newspaper from Rio de Janeiro and São Paulo that promoted the conferences during all the event realization.
Palavras-chave: Bandeirismo
Historiography
20thCentury
São Paulo
Memory
Bandeirismo
Historiografia
Século XX
São Paulo
Memória
Bandeirantes
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Ciências Sociais::Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-Graduação em História
Citação: SILVA, Veronica Rocha da. O bandeirismo não é apenas um tema do passado: bandeirantes, entradas e bandeiras na construção historiográfica no Curso de Bandeirologia (1946). 2018. 190 f. Dissertação (Mestrado em História Política) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/13048
Data de defesa: 19-Abr-2018
Aparece nas coleções:Mestrado em História

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