Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/13136
Tipo do documento: Dissertação
Título: Terra da Luz : a abolição da escravidão no Ceará a partir do discurso político (1870-1888)
Título(s) alternativo(s): Terra da Luz : l'abolition de l'esclavage au Ceará a partir du discours politique (1870-1888)
Autor: Sousa, Mariana de Oliveira 
Primeiro orientador: Prado, Maria Emilia da Costa
Primeiro membro da banca: Rodrigues, Alexandre Manuel Esteves
Segundo membro da banca: Nemi, Ana Lúcia Lana
Resumo: Este trabalho tem por objetivo compreender o processo que levou ao fim da escravidão no Ceará entre os anos de 1870 e 1888 partindo dos discursos dos políticos cearenses na Assembleia Legislativa Provincial do Ceará e na Câmara Geral dos Deputados. Tomar-se-ão por base, aqui, os anais da citada Assembleia Legislativa e os Anais da Câmara dos Deputados, observando, nas discussões do Parlamento Imperial, os posicionamentos da bancada cearense. A ideia da pesquisa é identificar e analisar os projetos elaborados com o objetivo de resolver o problema da escravidão no Brasil, atentando para os argumentos utilizados pelos políticos cearenses e identificando os fundamentos explicativos para a necessidade de pôr fim à escravidão no Ceará. A análise desses discursos permitirá uma melhor compreensão da forma como a movimentação abolicionista/emancipacionista no Ceará foi percebida pelos políticos e ajudará a entender a construção do Ceará como exemplo de patriotismo, o que ocorre paralelamente a um processo de justificação do fim da escravidão que, em última instância, construiu uma determinada representação sobre o Ceará e os cearenses.
Abstract: Ce travail vise à comprendre le processus qui a mené à la fin de l'esclavage dans le Ceará, entre les années 1870 et 1888 à partir des discours des représentants politiques dans l'Assembleia Legislativa Provincial do Ceará et la Câmara geral dos Deputados. Il seront utilisés dans ce travail, les annales de l'Assembleia Legislativa, dont on a dejà parlé et les Anais da Câmara dos Deputados, en observant, dans les discussions du Parlement impérial, les positions des représentants du Ceará. Le but est d'identifier et d'analyser les projets développés dans le but de résoudre le problème de l'esclavage au Brésil, en mettant l'accent sur les arguments utilisés par les politiciens du Ceará et en identifiant l'explication pour la nécessité de mettre fin à l'esclavage dans cette province. L'analyse de ces discours permettra une meilleure compréhension de la façon dont le mouvement pour l'abolition/émancipation dans Ceará a été perçu par les politiciens et permettra de comprendre la construction du Ceará comme un exemple de patriotisme, qui est parallèle à un processus de justification de la fin de l'esclavage, que, em fin de compte a construit une certaine représentation du Ceará et des cearenses.
Palavras-chave: Abolition - Émancipation
Esclavage
Ceará
Identité
Escravos - Emancipação
Brasil - História - Abolição da escravidão, 1888
Ceará - História, 1870-1888
Abolição - Emancipação
Escravidão
Ceará
Identidade
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Ciências Sociais::Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-Graduação em História
Citação: SOUSA, Mariana de Oliveira. Terra da Luz : a abolição da escravidão no Ceará a partir do discurso político (1870-1888). 2014. 154 f. Dissertação (Mestrado em História Política) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/13136
Data de defesa: 20-Mar-2014
Aparece nas coleções:Mestrado em História

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissertacao Mariana de Oliveira Sousa.pdf559,96 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.