Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/13142
Tipo do documento: Dissertação
Título: Dos anos dourados as Edições de Ouro: a Tecnoprint e o livro de bolso no Brasil
Título(s) alternativo(s): From golden years to edições de ouro: the Tecnoprint and the pocket book in Brazil (1939-1970)
Autor: Labanca, Gabriel Costa 
Primeiro orientador: Ferreira, Tânia Maria Tavares Bessone da Cruz
Primeiro membro da banca: Neves, Lucia Maria Bastos Pereira das
Segundo membro da banca: Bragança, Aníbal Francisco Alves
Resumo: Esse trabalho explora a história da editora Tecnoprint (atual Ediouro) desde a sua fundação, em 1939, como uma importadora de livros universitários de nome Publicações Pan- Americanas até a sua consolidação como a maior produtora de livros de bolso do Brasil na década de 1970. Sob a ótica das novas abordagens da História do Livro, visamos entender as motivações e estratégias de seus editorn eo slançamento de revistas de variedades e coleções de brochuras pequenas e baratas como a Edições Segrêdo e a Edições de Ouro. Nesse trajeto pudemos observar as transformações ocorridas no campo editorial brasileiro com a difusão de novos modelos sócio-econômicos e culturais no país e de que forma a Tecnoprint se aproveitou desse contexto para alcançar a liderança do mercado de livros de bolso.
Abstract: This work explores the history of the publishing company Tecnoprint (presently called Ediouro) since Its foundation, in 1939, as an university book importer called Publicações Pan Americanas until Its consolidation as the mainpocket book publisher in Brazil by the decade of 1970. Following the new approaches in the Book History we intend to understand the motivations and the strategies taken by the editors of Tecnoprint by publishing small and cheap paperback book collectionsuch as Edições Segrêdo and Edições de Ouro. In this course, we could observe the changes occurred at the Brazilian publishing field with the diffusion of new social, political and cultural models in this country and how Tecnoprint company took advantagein this context to reach the leadership of the pocket book market.
Palavras-chave: History of books
Pocket book
Tecnoprint
História do livro
Livro de bolso
Tecnoprint
Edições Segredo
Edições de Ouro
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA MODERNA E CONTEMPORANEA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Ciências Sociais::Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-Graduação em História
Citação: LABANCA, Gabriel Costa. Dos anos dourados as Edições de Ouro: a Tecnoprint e o livro de bolso no Brasil. 2009. 35 f. Dissertação (Mestrado em História Política) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/13142
Data de defesa: 31-Jul-2009
Aparece nas coleções:Mestrado em História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Pre textuais e Introducao Gabriel Labanca.pdf189,27 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Consideracoes finais e Referencias.pdf58,7 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.