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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/13450
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | As representações cartográficas como instrumento de coleta de dados na prática da avaliação da aprendizagem em Geografia |
Título(s) alternativo(s): | Cartographic representations as data collection instrument in the practice of evaluation of learning in geography |
Autor: | Ferreira, Fabiana Lopes ![]() |
Primeiro orientador: | Seabra, Vinícius da Silva |
Primeiro membro da banca: | Santana Filho, Manoel Martins de |
Segundo membro da banca: | Sacramento, Ana Cláudia Ramos |
Terceiro membro da banca: | Carvalho, Vânia Maria Salomon Guaycuru de |
Resumo: | Esta pesquisa teve como objetivo geral analisar como as representações cartográficas têm sido utilizadas enquanto instrumento de coleta de dados no processo de avaliação em Geografia. Com tal objetivo em mente, investigou-se se o modo como as representações cartográficas que estão sendo utilizadas pelos professores tem contribuído com a formação do raciocínio espacial dos alunos. Parte-se do pressuposto que práticas avaliativas baseadas na memorização e reprodução de conteúdos em momentos estanques sem apresentar vínculo com os espaços de vivência não são apropriadas para mobilizar o aluno à construção do conhecimento geográfico. Nesse contexto, a Cartografia tem se mostrado um recurso valioso para o fortalecimento de ações didáticas que favoreçam a ampliação da capacidade de leitura e representação espacial do aluno a partir das suas percepções e experiências cotidianas. Sendo assim, a discussão teórica foi embasada nos trabalhos desenvolvidos por pesquisadores das áreas da avaliação da aprendizagem, educação geográfica e Cartografia escolar. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que utiliza o estudo de caso e a pesquisa-ação como procedimentos metodológicos. A ação metodológica adotará os seguintes instrumentos: questionários, observações em sala de aula e entrevista semiestruturada. Os dados coletados evidenciam que os professores questionados não têm uma visão clara sobre a ação de avaliar e apresentam uma série de contradições entre as concepções assumidas e as práticas realmente aplicadas em sala de aula. Além disso, apesar de considerarem as representações cartográficas como um importante instrumento para avaliar a aprendizagem em Geografia os professores demostram suas dificuldades e os obstáculos para usar a linguagem cartográfica integrada ao currículo dessa disciplina. Através da metodologia de pesquisa-ação foram desenvolvidas atividades didáticas com os alunos do 6 ° ano do Ensino Fundamental em duas escolas do bairro da Trindade, São Gonçalo Rio de Janeiro. Os dados coletados também assinalam para a importância da avaliação processual e para a realização de práticas pedagógicas articuladas com a concepção de educação geográfica. A partir do uso das representações cartográficas os professores criam condições efetivas para trabalhar conteúdos que beneficiem a reflexão dos alunos para os processos que ocorrem no espaço vivido, considerando o educando como agente construtor do seu conhecimento. Conclui-se que ao final da pesquisa foi possível observar que ainda existem alguns entraves para o uso das representações cartográficas como instrumento para o desenvolvimento do raciocínio espacial dos alunos, no entanto percebeu-se a busca das professoras de Geografia para melhorar a qualidade do processo de ensino-aprendizagem e a possibilidade de mudanças e avanços nas suas práticas pedagógicas. |
Abstract: | This research aimed to analyze how the cartographic representations have been used as data collection tool in the evaluation process in Geography. With this goals in mind, I investigated if the way how teachers have been using cartographic representations is contributing or not to the development of spatial thinking on students. I go from the assumption that, assessment practices based on memorization and content reproduction in isolated times, without giving bond to the experience spaces are not appropriate to mobilize students to build a geographical knowledge. In this context, Cartography has been a valuable resource for strengthening didactic actions that favor the expansion of reading ability and spatial representation in students, from their perceptions and everyday experiences. Thus, the theoretical discussion was based on work developed by researchers in learning evaluation, geographic education and school cartography field. This is a qualitative research that uses the case study and action research as methodological procedures. The methodological action adopts the following instruments: questionnaires, observations in the classroom and semistructured interviews. The data collected show that the questioned teachers do not have a clear view of the evaluation act, and present a series of contradictions between the assumed conceptions and the practices actually applied in the classroom. Moreover, despite they consider the cartographic representations as an important tool to assess learning in geography, teachers demonstrate their difficulties and obstacles to use integrated cartographic language to the syllabus of this class. Through action research methodology, were developed didactic activities with students of the 6th year of elementary school in two of the Trindade neighborhood schools, São Gonçalo - Rio de Janeiro. The collected data also point to the importance of process evaluation and the conducting of pedagogical practices, articulated with the design of Geographic Education. From the use of cartographic representations, teachers create effective conditions to work on contents that improve the students' reflection on processes occurring in the lived space. Thus, the student can be considered as a builder agent of his/her knowledge. At the end of this study, I conclude that was possible to observe that, there are still some obstacles to the use of cartographic representations as a tool for the development of spatial thinking of students, however I realized the seeking of Geography teachers to improve the quality of the teaching and learning process and the possibility of changes and advances in their educational practices. |
Palavras-chave: | Learning assessment Geographic education School cartography Avaliação da aprendizagem Educação geográfica Cartografia escolar |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA HUMANA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Geografia - Faculdade de Formação de Professores (FFP) |
Citação: | FERREIRA, Fabiana Lopes. As representações cartográficas como instrumento de coleta de dados na prática da avaliação da aprendizagem em Geografia. 2016. 149 f. Dissertação (Mestrado em Produção social do espaço: natureza, política e processos formativos em Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2016. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/13450 |
Data de defesa: | 26-Out-2016 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Geografia - Faculdade de Formação de Professores (FFP) |
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