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Tipo do documento: Dissertação
Título: Entre a geografia que se ensina e a geografia que se aprende: a experiência de metodologias ativas aplicadas ao processo de ensino aprendizagem
Título(s) alternativo(s): Between the geography that is taught and the geography one learns: the experience of active methodologies applied to the process of teaching learning
Autor: Paula, Tiago Garrido de 
Primeiro orientador: Santana Filho, Manoel Martins de
Primeiro membro da banca: Couto, Marcos Antônio Campos
Segundo membro da banca: Guimarães, Geny Ferreira
Resumo: A presente pesquisa qualitativa busca compreender os raciocínios geográficos que se mobilizam e se desenvolvem nas aulas de geografia pautadas por um procedimento didático que se situa no campo das metodologias ativas e é denominado de Aula em Rotação por Estações de Aprendizagem (REA). Esse trabalho foi desenvolvido nas turmas de 2º e 3º ano do Ensino Médio no Colégio Estadual Matemático Joaquim Gomes de Sousa Intercultural Brasil China (CEMJGS). Trata-se de um colégio de tempo integral da rede pública estadual do Rio de Janeiro que dispõe de grade curricular focada no ensino de ciências exatas e do mandarim. O procedimento da aula em REA, propõe que se crie estações de aprendizagem na sala de aula. Cada estação conta com uma atividade específica a ser desenvolvida por pequenos grupos de estudantes no esquema de rodízio. Além disso, pelo menos uma estação conta com a utilização de tecnologia digital de informação e comunicação (TDIC). Na perspectiva de uma escola pública satisfatória às classes populares e que promova a democratização do conhecimento científico, também se discute no âmbito desse trabalho a interrelação entre o ensino de geografia e os procedimentos pedagógicos adotados utilizando como ponto de mediação os conceitos de zona de desenvolvimento imediato (ZDI) de Lev Vygotsky, de ensino híbrido e a teoria da curvatura da vara de Dermeval Saviani.
Abstract: The present qualitative research seeks to understand the geographic reasonings that are mobilized and developed in geography classes guided by a didactic procedure that is situated in the field of active methodologies and is called the Rotation Class by Learning Stations (REA). This work was developed in the classes of 2nd and 3rd year of High School in the Mathematical State College Joaquim Gomes de Sousa - Intercultural Brazil China (CEMJGS). It is a full-time college of the state public network of Rio de Janeiro that has a curriculum that focuses on the teaching of exact sciences and Mandarin. The procedure of the REA class proposes to create learning stations in the classroom. Each station has a specific activity to be developed by small groups of students in the rotation scheme. In addition, at least one station relies on the use of digital information and communication technology (TDIC). In the perspective of a public school that is satisfactory to the popular classes and that promotes the democratization of scientific knowledge, it is also discussed in the scope of this work the interrelationship between the teaching of geography and the pedagogical procedures adopted using as a point of mediation the concepts of zone of immediate development (ZDI) of Lev Vygotsky, of hybrid teaching and the theory of rod curvature of Dermeval Saviani.
Palavras-chave: Geographical Reasoning
Geography Teaching
Active Methodologies
Raciocínio Geográfico
Ensino de Geografia
Metodologias Ativas
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Geografia - Faculdade de Formação de Professores (FFP)
Citação: PAULA, Tiago Garrido de. Entre a geografia que se ensina e a geografia que se aprende: a experiência de metodologias ativas aplicadas ao processo de ensino aprendizagem. 2018. 97 f. Dissertação (Mestrado em Produção social do espaço: natureza, política e processos formativos em Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/13451
Data de defesa: 20-Set-2018
Aparece nas coleções:Mestrado em Geografia - Faculdade de Formação de Professores (FFP)

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