Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/13487
Tipo do documento: Dissertação
Título: Pensando a educação do campo no ensino superior de geografia: um estudo de caso sobre o CEGeo
Título(s) alternativo(s): Pensando la educación del campo en la educación superior de la geografia: uno estudio del caso sobre el CEGeo
Autor: Alves, Diana da Silva 
Primeiro orientador: Alentejano, Paulo Roberto Raposo
Primeiro membro da banca: Campos, Marilia Lopes de
Segundo membro da banca: Couto, Marcos Antônio Campos
Resumo: O presente trabalho é um estudo de caso, no qual se buscou investigar a experiência da primeira turma de formação de licenciatura e bacharelado em Geografia do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária PRONERA, em parceria com a Universidade Estadual Paulista − UNESP e os movimentos sociais associados à Via Campesina, que foi o Curso Especial de Graduação em Geografia- CEGeo. Com esta dissertação, buscamos pesquisar, analisar e registrar o processo de criação e desenvolvimento deste, enquanto uma experiência de formação de professores e bacharéis em geografia, associada a movimentos sociais do campo, identificando os conflitos que o permearam; a implementação da Educação do Campo; assim como as contribuições para e da Geografia enquanto ciência. Para contextualizar nosso objeto de estudo e investigação, iniciamos nossa dissertação com um breve histórico da educação rural no Brasil, seguido pelo processo de luta e construção da educação do campo ainda no contexto nacional, especificando alguns marcos jurídicos e legais que possibilitaram a criação do curso. As especificidades da experiência encontram-se no segundo capítulo, no qual abordamos o processo de criação, implementação, organização pedagógica, desenvolvimento, resultados e desdobramentos do curso. A metodologia utilizada consistiu numa análise crítico-dialética do curso, que foi desenvolvida através da análise de documentos tais como: relatórios das etapas do curso direcionados ao INCRA; Projeto Político Pedagógico; relatórios complementares; cronogramas de atividades; programas das disciplinas; entrevistas com os coordenadores do curso, educandos e monitores. Desta forma utilizamos conceitos como currículo, educação rural (LEITE, 1999), Educação do Campo (CALDART 2000, 2004, 2012), educação popular (BRANDÃO, 1980; FREIRE, 2011) movimentos sociais (CALDART, 2012).
Abstract: Este trabajo é un estudio de caso que propuso investigar la experiencia del primer clases de formación de bachillerato y licenciatura en geografía del Programa Nacional de Educación en la Reforma Agraria - PRONERA, en colaboración con la Universidade Estadual Paulista-UNESP y movimientos social asociado a La Vía Campesina, que fue el Curso Especial de Graduación en Geografía- CEGeo. Con el fin de contextualizar nuestro objeto de estudio e investigación, comenzamos nuestra disertación con una breve historia de la educación rural en Brasil, seguido por el proceso de lucha y construcción de la educación del campo, incluso a nivel nacional, mediante la especificación de ciertos marcos jurídicos y legales que permitieron la creación del curso. Los detalles de la experiencia son en el segundo capítulo, en que nos acercamos del proceso de creación, implementación, organización pedagógica, desarrollo y los resultados del curso. La metodología consistió en un análisis crítico-dialéctica, por supuesto, que se desarrolló a través del análisis de los documentos: como los informes de los pasos del curso dirigidas a INCRA; Proyecto Político Pedagógico; informes complementarios; horarios de las actividades; los programas de los cursos; entrevistas con los coordinadores del curso, los estudiantes y monitores. De esta manera usamos conceptos como la educación rural (LECHE, 1999), Educación del Campo (CALDART 2000, 2004, 2012), la educación popular (Brandão, 1980; Freire, 2011) y movimientos sociales (CALDART, 2012).
Palavras-chave: Educación del campo
Licenciado en geografia
Currículo
Educação do campo
Currículo
Graduação em geografia
Movimentos sociais
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Geografia - Faculdade de Formação de Professores (FFP)
Citação: ALVES, Diana da Silva. Pensando a educação do campo no ensino superior de geografia: um estudo de caso sobre o CEGeo. 2015. 141 f. Dissertação (Mestrado em Produção social do espaço: natureza, política e processos formativos em Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/13487
Data de defesa: 7-Abr-2015
Aparece nas coleções:Mestrado em Geografia - Faculdade de Formação de Professores (FFP)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Diana da Silva Alves.pdf1,94 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.