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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/13487
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Pensando a educação do campo no ensino superior de geografia: um estudo de caso sobre o CEGeo |
Título(s) alternativo(s): | Pensando la educación del campo en la educación superior de la geografia: uno estudio del caso sobre el CEGeo |
Autor: | Alves, Diana da Silva ![]() |
Primeiro orientador: | Alentejano, Paulo Roberto Raposo |
Primeiro membro da banca: | Campos, Marilia Lopes de |
Segundo membro da banca: | Couto, Marcos Antônio Campos |
Resumo: | O presente trabalho é um estudo de caso, no qual se buscou investigar a experiência da primeira turma de formação de licenciatura e bacharelado em Geografia do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária PRONERA, em parceria com a Universidade Estadual Paulista − UNESP e os movimentos sociais associados à Via Campesina, que foi o Curso Especial de Graduação em Geografia- CEGeo. Com esta dissertação, buscamos pesquisar, analisar e registrar o processo de criação e desenvolvimento deste, enquanto uma experiência de formação de professores e bacharéis em geografia, associada a movimentos sociais do campo, identificando os conflitos que o permearam; a implementação da Educação do Campo; assim como as contribuições para e da Geografia enquanto ciência. Para contextualizar nosso objeto de estudo e investigação, iniciamos nossa dissertação com um breve histórico da educação rural no Brasil, seguido pelo processo de luta e construção da educação do campo ainda no contexto nacional, especificando alguns marcos jurídicos e legais que possibilitaram a criação do curso. As especificidades da experiência encontram-se no segundo capítulo, no qual abordamos o processo de criação, implementação, organização pedagógica, desenvolvimento, resultados e desdobramentos do curso. A metodologia utilizada consistiu numa análise crítico-dialética do curso, que foi desenvolvida através da análise de documentos tais como: relatórios das etapas do curso direcionados ao INCRA; Projeto Político Pedagógico; relatórios complementares; cronogramas de atividades; programas das disciplinas; entrevistas com os coordenadores do curso, educandos e monitores. Desta forma utilizamos conceitos como currículo, educação rural (LEITE, 1999), Educação do Campo (CALDART 2000, 2004, 2012), educação popular (BRANDÃO, 1980; FREIRE, 2011) movimentos sociais (CALDART, 2012). |
Abstract: | Este trabajo é un estudio de caso que propuso investigar la experiencia del primer clases de formación de bachillerato y licenciatura en geografía del Programa Nacional de Educación en la Reforma Agraria - PRONERA, en colaboración con la Universidade Estadual Paulista-UNESP y movimientos social asociado a La Vía Campesina, que fue el Curso Especial de Graduación en Geografía- CEGeo. Con el fin de contextualizar nuestro objeto de estudio e investigación, comenzamos nuestra disertación con una breve historia de la educación rural en Brasil, seguido por el proceso de lucha y construcción de la educación del campo, incluso a nivel nacional, mediante la especificación de ciertos marcos jurídicos y legales que permitieron la creación del curso. Los detalles de la experiencia son en el segundo capítulo, en que nos acercamos del proceso de creación, implementación, organización pedagógica, desarrollo y los resultados del curso. La metodología consistió en un análisis crítico-dialéctica, por supuesto, que se desarrolló a través del análisis de los documentos: como los informes de los pasos del curso dirigidas a INCRA; Proyecto Político Pedagógico; informes complementarios; horarios de las actividades; los programas de los cursos; entrevistas con los coordinadores del curso, los estudiantes y monitores. De esta manera usamos conceptos como la educación rural (LECHE, 1999), Educación del Campo (CALDART 2000, 2004, 2012), la educación popular (Brandão, 1980; Freire, 2011) y movimientos sociales (CALDART, 2012). |
Palavras-chave: | Educación del campo Licenciado en geografia Currículo Educação do campo Currículo Graduação em geografia Movimentos sociais |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Geografia - Faculdade de Formação de Professores (FFP) |
Citação: | ALVES, Diana da Silva. Pensando a educação do campo no ensino superior de geografia: um estudo de caso sobre o CEGeo. 2015. 141 f. Dissertação (Mestrado em Produção social do espaço: natureza, política e processos formativos em Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2015. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/13487 |
Data de defesa: | 7-Abr-2015 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Geografia - Faculdade de Formação de Professores (FFP) |
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