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Tipo do documento: Dissertação
Título: A identidade cultural no ensino de geografia: estudo de caso no município de Itaguaí- RJ
Título(s) alternativo(s): Cultural identity in the teaching of geography: case of study in the municipality of Itaguaí- RJ.
Autor: Araújo, Caroline Pinho de 
Primeiro orientador: Sacramento, Ana Cláudia Ramos
Primeiro membro da banca: Silva, Catia Antonia da
Segundo membro da banca: Silva, Adriana Carvalho
Resumo: Ensinar a Geografia a partir de uma perspectiva da Geografia Cultural é promover a compreensão da importância do componente cultural dos estudantes na sala de aula. Desta maneira, o objetivo central desta pesquisa é compreender como o ensino de Geografia pode abordar didaticamente as identidades culturais com duas turmas de 6º anos e uma turma de 7º ano dos estudantes da Escola Municipalizada Prefeito Vicente Cicarino-CIEP 300, localizada na cidade de Itaguaí, município da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Em vista disso, este trabalho almeja a expansão dos aspectos culturais na área de educação e no ensino de Geografia, a ampliação das discussões sobre currículo e cultura no âmbito da educação e a necessidade da Geografia escolar em participar dessas discussões, avançar na busca de uma Geografia escolar significativa para o processo de ensino-aprendizagem e ampliar os debates da Geografia Cultural no âmbito do ensino. Considerando que cultura é um tema recorrente na área educacional e a Geografia, enquanto disciplina escolar, possui influências e contribuições nesses debates, de forma rica para possíveis análises. A partir da pesquisa qualitativa, por meio da metodologia de Estudo de Caso, buscou-se identificar particulares e singularidades dentro da realidade do espaço escolar e da sala de aula. Para tanto, como instrumentos de pesquisa foram utilizados os questionários e a redação; a análise do currículo mínimo de Geografia do Estado do Rio de Janeiro, já que não existe um currículo municipal, e três propostas de práticas pedagógicas que tiveram como objetivo pensar as identidades culturais dos estudantes (duas desenvolvidas em sala de aula e um trabalho de campo). Os resultados finais permitiram compreender a falta de mobilidade dos alunos pela cidade, a necessidade de reformulações no currículo e a valorização de aspectos simbólicos e subjetivos no processo de ensino-aprendizagem.
Abstract: Teaching geography from a cultural geography perspective is to promote understanding of the importance of the cultural component of students in the classroom. In this way, the main objective of this research is to understand how Geography teaching can deal with cultural identities with two 6th grade classes and a 7th grade class of the students of the Municipal School Prefeito Vicente Cicarino-CIEP 300, located in the city of Itaguaí , Municipality of the Metropolitan Region of Rio de Janeiro. In view of this, this work aims at the expansion of cultural aspects in the area of education and in the teaching of Geography, the expansion of discussions about curriculum and culture in the field of education, and the need for school Geography to participate in these discussions, to advance in the search for a Significant school geography for the teaching-learning process and to expand the debates of Cultural Geography in the scope of teaching. Considering that culture is a recurring theme in the educational area and geography as a school discipline, it has influences and contributions in these debates, richly for possible analyzes.From the qualitative research through the methodology of Case Study we sought to identify particularities and singularities within the reality of the school space and the classroom. For this purpose, the questionnaires and the essay were used as research instruments; The analysis of the minimum geography curriculum of the State of Rio de Janeiro, since there is no municipal curriculum and three proposals of pedagogical practices that had as objective to think the cultural identities of the students (two developed in the classroom and a field work). The final results allowed to understand the students' lack of mobility in the city, the need for reformulations in the curriculum and the valorization of symbolic and subjective aspects in the learning teaching process.
Palavras-chave: Cultural identity
Cultural geography
Teaching practices and practices
Identidade cultural
Geografia cultural
Ensino e práticas didáticas
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Geografia - Faculdade de Formação de Professores (FFP)
Citação: ARAÚJO, Caroline Pinho de. A identidade cultural no ensino de geografia: estudo de caso no município de Itaguaí- RJ. 2016. 134 f. Dissertação (Mestrado em Produção social do espaço: natureza, política e processos formativos em Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/13491
Data de defesa: 15-Dez-2016
Aparece nas coleções:Mestrado em Geografia - Faculdade de Formação de Professores (FFP)

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