Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/13493
Tipo do documento: Dissertação
Título: A Relação Sociedade e Natureza no Livro Didático de Geografia do Ensino Médio do PNLD
Título(s) alternativo(s): The relationship of society and nature in high schools geography textbook of PNLD
Autor: Jesus, Maria Ercilia Oliveira de 
Primeiro orientador: Santana Filho, Manoel Martins de
Primeiro membro da banca: Couto, Marcos Antônio Campos
Segundo membro da banca: Tonini, Ivaine Maria
Resumo: O ensino de geografia pode desenvolver no aluno a capacidade de compreensão das dinâmicas socioespaciais, podendo atuar criticamente com o objetivo de promover a transformação daquele. Para que a Geografia consiga atingir seu propósito, o professor recorre a diversas linguagens, e dentre essas, está o livro didático, que ainda funciona como um dos recursos mais utilizados no processo de ensino e aprendizagem. Tal afirmação se torna contundente quando se parte para a análise das condições da escola pública e do trabalho a que o professor está submetido. Portanto, o livro didático se mostra necessário, se não indispensável, para auxiliar nas atividades didático-pedagógicas. Para que o professor possa fazer a escolha certa do livro a ser utilizado no processo de construção do saber, é necessário que este tenha conhecimento teórico e metodológico da disciplina, o que possibilita fazer uma análise de como o livro aborda o conteúdo. Essa pesquisa tem como objetivo discutir a relação sociedade e natureza a partir das novas concepções críticas do pensamento geográfico e do discurso da crise ambiental na Geografia. O procedimento metodológico contou a princípio com a escolha do livro com base nos seguintes critérios: foram analisadas as três coleções de livros didáticos do Ensino Médio mais bem escolhidas pelos professores da educação básica, e que compunham o Programa Nacional para o Livro Didático - PNLD de 2015. Investigou-se a superação da Geografia fragmentária e se há possibilidade de construção do saber geográfico que favoreça a leitura crítica do espaço, a partir da relação do homem com a natureza. Para proceder com as análises, foi criada uma ficha de avaliação em que ficaram definidos os seguintes critérios: caracterização geral do livro, consistência e clareza dos conteúdos referentes à relação sociedade-natureza e as concepções de natureza do manual do professor. Foram investigados aspectos pedagógico-metodológicos, ou seja, orientações para abordagem do tema, temáticas, textos atualizados, referências/bibliografias (vídeos, documentários, fontes diversas que os autores indicam para trabalhar com questões ligadas à concepção de natureza). Esse trabalho foi desenvolvido utilizando as técnicas da Análise de discurso, com base nos estudos de Orlandi (2015). A pesquisa nos direciona a entender o sentido da Geografia presente no livro didático, que é fazer com que o aluno se compreenda como sujeito que faz parte de uma sociedade, participa da construção das relações sociais e de produção do espaço geográfico, e pode intervir e transformar a sociedade através do seu conhecimento e das suas práticas. Devemos assumir o compromisso com uma Geografia que estabeleça relação da sociedade com a natureza, escolher os livros didáticos que mais se aproximem dessa característica, pois este muitas vezes pode se constituir como o único material que os alunos têm em mãos. A análise dos livros possibilitou entender que ainda há um caminho para se percorrer no sentido de fazer da Geografia uma ciência única, a fim de romper de vez com a divisão Geografia Física e Geografia humana, além de perceber que, apesar da existência de características dicotômicas, já identificamos avanços nessas coleções.
Abstract: The teaching of geography can developing in the student the capacity of understand the sociospatials dynamics being able to act critically with the purpose of promotion their transformation. For the geography can achieve its purpose, the teacher uses several languages, and among these, is the textbook, who still works as a resource more used in the process of teaching and learning. Such affirmation becomes clear when the condition of public school and the work that teachers are submitted are analyzed. Therefore, the textbook, it is necessary, if not indispensable to helping in the didactic-pedagogical activities. In order for the teacher to make the right choice of the book to be used in the process of knowledge construction, it is necessary that the teacher have theoretical and methodological knowledge of the subject, which makes it possible to analyze how the book approaches the content. This research aim discuss the relationship of society and nature from the new critical conceptions of geographic thought and the discourse of environment crises in the Geography. The methodological procedure used to choose the book was based on the following criteria: were analyzed the three collections of high school textbook most chosen by teachers from basic education and which integrate the National Program for the textbook of 2015. It was investigated the overcome of fragmentary Geography and if there is a possibility of building geographic knowledge that favors the critical reading of space from the relationship between man and nature. In order to proceed with the analyzes, an evaluation form was created in which the following criteria were defined: general characterization of the book, consistency and clarity of the contents regarding the society-nature relation and the conceptions of nature of the teacher's manual. It was investigated pedagogical-methodological aspects, that is, guidelines to approach the theme, themes, updated texts, references / bibliographies (videos, documentaries, various sources that authors indicate to work with issues related to the conception of nature). This work was developing using discourse analysis, based on Orlandi's studies (2015). The research lead us to understand the meaning of geography present in the textbook which is to make the student understands himself as a subject that is part of a society, and can interfere and change the society through its knowledge and practices. We must assume the commitment with one geography that stablished relationship of society with nature, choose the textbooks that come closest to this characteristic, because the textbook many times is the only material that students have in hands. The analysis of the books made it possible to understand that there is still a way to go in order to make Geography a unique science in order to break away from the Physical Geography and Human Geography division, in addition to realizing that despite the existence of dichotomous characteristics, we have already identified advances in these collections.
Palavras-chave: Teaching of Geography
Teaching Learning
Environment crisis
Ensino de Geografia
Ensino-aprendizagem
Crise ambiental
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Geografia - Faculdade de Formação de Professores (FFP)
Citação: JESUS, Maria Ercilia Oliveira de. A Relação Sociedade e Natureza no Livro Didático de Geografia do Ensino Médio do PNLD. 2017. 185 f. Dissertação (Mestrado em Produção social do espaço: natureza, política e processos formativos em Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/13493
Data de defesa: 18-Dez-2017
Aparece nas coleções:Mestrado em Geografia - Faculdade de Formação de Professores (FFP)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissertacao Ercilia Oliveira.pdf3,88 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.