Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/13496
Tipo do documento: Dissertação
Título: A prática de ensino de geografia nas associações escolares: Escola Nossa e Associação Educacional de Niterói
Título(s) alternativo(s): The practice of teaching geography in school associations: Escola Nossa e Associação Educacional de Niterói
Autor: Lacerda, Marcela Guimarães 
Primeiro orientador: Santana Filho, Manoel Martins de
Primeiro membro da banca: Sacramento, Ana Cláudia Ramos
Segundo membro da banca: Fernandes, Felipe Moura
Terceiro membro da banca: Castellar, Sonia Maria Vanzella
Resumo: Esta pesquisa investigou as aulas dos professores de Geografia na Associação Educacional de Niterói (AEN) e na Escola Nossa (EN). O objetivo foi analisar se suas práticas de ensino possuíam influências dos contextos educacionais dessas instituições. Isso porque, apesar de serem escolas privadas, são mantidas por Associações sem fins lucrativos e foram criadas a partir da união e movimentação dos familiares dos alunos, que desejavam uma instituição com maior qualidade educacional e mensalidades mais baratas. No caso da EN, professores também participaram da sua fundação em prol da construção de uma escola com melhores salários. Justifica-se, assim, a necessidade de verificar os significados dessas ações que fundaram esse modelo escolar, pois aconteceram impulsionadas por um contexto histórico maior, questionando alguns elementos que compõem tradicionalmente os sistemas educacionais. Pretendeu-se compreender como essas associações educacionais se organizam institucional e pedagogicamente, quais são as propostas para a disciplina Geografia e como acontece a articulação com as práticas e os saberes espaciais dos estudantes. Essa investigação é um estudo de caso que aconteceu por meio da observação das escolas e das aulas dos professores de Geografia; da leitura de documentos institucionais, como os Estatutos das Associações, os Regimentos e os Projetos Políticos Pedagógicos; da realização dos questionários com os professores de Geografia; e das entrevistas com alguns funcionários da equipe pedagógica e alguns professores de Geografia. Ao final da pesquisa, observou-se que a participação e a coletividade são práticas sociais em ambas as escolas. Características provenientes dos contextos de organizações escolares, mesmo que a maioria dos membros das Associações sejam ausentes. Durante as aulas de Geografia, a interatividade e a participação também eram práticas recorrentes; os alunos em seus posicionamentos demonstraram autonomia e protagonismo. Observou-se também que a proposição de um outro modelo escolar não é garantia de que ocorram mudanças no ensino e na aprendizagem. Embora as práticas pesquisadas tenham acontecido por meio de diferentes procedimentos, todas apresentaram algum aspecto das tendências tradicionais da Pedagogia ou da Geografia.
Abstract: This research investigated the teacher s Geography classes of Associação Educacional de Niterói (AEN) and Escola Nossa (EN), in the state of Rio de Janeiro, Brazil. The objective of this work was to analyze if their teaching practices were influenced by the educational contexts of these institutions. This is because, despite being private schools, they are maintained by non-profit associations and were created by the student's families, interested in a higher quality educational institution with cheaper monthly fees. In EN case, the teachers also participated of its foundation in favor of the construction of a school with better salaries. All this justifies the need to verify the meanings of these actions that founded this school model, certainly influenced by a larger historical context, questioning some elements that traditionally are part of the educational systems. The intention was to understand how these educational associations are institutionally and pedagogically organized, what are the proposals for the Geography discipline and how happens the articulation between the practices and the students s space knowledge. This investigation is a case study that happened by the observation of the schools and the classes of Geography teachers; by reading institutional documents, such as the Associations Statutes, Regiments and Political Pedagogical Projects; by the application of questionnaires with Geography teachers; interviewing part of the employees of pedagogical staff and some Geography teachers. At the end of the research, it was observed that participation and collectivity are social practices in both schools, even with the absence of the majority of the Associations members. During Geography classes, interactivity and participation were also recurring practices; the students demonstrated autonomy and leadership in their points of view. It was also observed that the proposition of another school model is not a guarantee of changes in teaching and learning practice. Although the practices researched happened through different ways, all presented Pedagogy or Geography aspects related to traditional trends.
Palavras-chave: Geography
School context
Association
Teaching practice
Social practice
Geografia
Contexto escolar
Associação
Prática de ensino
Prática social
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Geografia - Faculdade de Formação de Professores (FFP)
Citação: LACERDA, Marcela Guimarães. A prática de ensino de geografia nas associações escolares: Escola Nossa e Associação Educacional de Niterói. 2018. 183 f. Dissertação (Mestrado em Produção social do espaço: natureza, política e processos formativos em Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/13496
Data de defesa: 14-Jun-2018
Aparece nas coleções:Mestrado em Geografia - Faculdade de Formação de Professores (FFP)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Marcela Guimaraes Lacerda.pdf7,51 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.