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Tipo do documento: Dissertação
Título: Licenciatura curta em Estudos Sociais no Brasil: sua trajetória na Faculdade de Formação de Professores de São Gonçalo/RJ (1973-1987)
Autor: Nascimento, Thiago Rodrigues 
Primeiro orientador: Rocha, Helenice Aparecida Bastos
Primeiro membro da banca: Rangel, Sonia de Oliveira Camara
Segundo membro da banca: Santos, Beatriz Boclin Marques dos
Resumo: O tema deste trabalho é a formação de professores de Estudos Sociais durante o Regime Militar (1964-1985). Tendo como referência teórica a história da educação e do ensino de História analisamos a trajetória de criação, institucionalização e crise da licenciatura curta em Estudos Sociais no Brasil, entre os anos de 1970 e 1980, através da experiência vivenciada pela Faculdade de Formação de Professores (FFP) de São Gonçalo/RJ entre 1973 e 1986. A preocupação central dos pesquisadores concentrou-se na análise sobre a implantação dos Estudos Sociais nos currículos do ensino de 1º grau a partir da Reforma de Ensino de 1971 e no processo de reformulação curricular do ensino de História a partir dos anos de 1980. Os estudos sobre esta temática são pautados e influenciados pelo discurso de luta contra os Estudos Sociais e as licenciaturas curtas. Propomos uma discussão mais abrangente e uma análise das diferenças, conflitos e escolhas. A perspectiva de variação na escala de observação através da investigação das especificidades e mudanças pelas quais passou o curso de licenciatura curta em Estudos Sociais da FFP em articulação ao contexto nacional das décadas de 1970 e 1980 instiga novos questionamentos sobre a composição destes cursos e os professores responsáveis pela sua estruturação. Partindo do pressuposto de que os Estudos Sociais tem uma história que antecede ao Regime Militar e de que as licenciaturas curtas foram criadas a fim de sanar a real carência de professores em determinadas regiões do país, traçamos uma história da formação de professores de Estudos Sociais no Brasil.
Abstract: The theme of is work is the formation of teachers of social studies during the Military Regime (1964-1985). Taking as reference the theory of education history and the history teaching we analyze the trajectory of creation, institutionalization and crisis of the short degree in Social Studies in Brazil, between 1970 and 1980, through the experience lived at the School of Teacher Education (FFP) of São Gonçalo / RJ between 1973 and 1986. The central concern of researchers were concentrated on the analysis of the implementation of social studies education in the first degree from the Reform of Education in 1971 and in the process of reformulation of teaching history from the 1980s. The studies on this subject are guided and influenced by the discourse of struggle against the Social Studies and short degrees. We propose a more comprehensive discussion and analysis of the differences, conflicts and choices. The prospect of change in the scale of observation through research and the specific changes that passed the short degree course in Social Studies of FFP in conjunction to the national context of the 1970s and 1980s instigates new questions about the composition of these courses and teachers responsible for its structure. Assuming that the Social Studies has a history that predates the military regime and the short degrees were created to remedy a real shortage of teachers in certain regions of the country and traced the history of teacher training in Social Studies Brazil.
Palavras-chave: Military Regime
CFE
Teachers Formation
Social Studies
Bachelor Short
Regime Militar
CFE
Formação de professores
Estudos Sociais
Licenciatura Curta
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em História Social
Citação: NASCIMENTO, Thiago Rodrigues. Licenciatura curta em Estudos Sociais no Brasil: sua trajetória na Faculdade de Formação de Professores de São Gonçalo/RJ (1973-1987). 2012. 234 f. Dissertação (Mestrado em História Social do Território) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/13513
Data de defesa: 30-Jul-2012
Aparece nas coleções:Mestrado em História Social

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