Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/13600
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Contando a história do Pará: a disciplina Estudos Amazônicos e os livros didáticos (1990 2000) |
Autor: | Alves, Davison Hugo Rocha ![]() |
Primeiro orientador: | Reznik, Luis |
Primeiro membro da banca: | Rocha, Helenice Aparecida Bastos |
Segundo membro da banca: | Fernandes, Rui Aniceto Nascimento |
Terceiro membro da banca: | Mello, Juçara da Silva Barbosa de |
Resumo: | Esta dissertação tem como objetivo compreender os caminhos percorridos pelo ensino de História da Amazônia tendo como recorte temporal os anos 1990, quando em meio às reformas curriculares nos Estados privilegiou-se uma história regional que se configurou pela criação da disciplina Estudos Amazônicos em oposição à disciplina Estudos Paraenses . Os autores dos manuais didáticos constroem um currículo para ser ensinado nesta disciplina regional, e escolhem problematizar a região amazônica no espaço escolar, evidenciando suas experiências e aspectos histórico-ambientais. Pretende-se compreender qual a leitura que estes autores consideram importante ensinar sobre o passado, a história e a Amazônia. Adotando como referencial teórico-metodológico o método dialético, busca-se compreender como os professores/autores que elaboram materiais didáticos para a disciplina Estudos Amazônicos construíram uma crítica ao ensino de História pautado somente nos eventos políticos do estado do Pará, e agora abrem duas possibilidades de ensino-aprendizagem sobre a região amazônica, que são: a urgência do presente e a relação passado/presente como propostas curriculares. |
Abstract: | This research aims to understand the paths taken by the Amazon history teaching having as time cutting the 1990s, when in the midst of curriculum reforms in the United if priority was a regional story that is configured for creating the discipline 'Amazonian Studies' in opposition discipline 'Parense Studies'. Authors of textbooks construct a curriculum to be taught in this regional discipline, and choose problematize the Amazon region within the school, showing their experiences and historical and environmental aspects. Aims to understand what reading these authors consider important to teach about the past, the history and the Amazon. Adopting as a theoretical framework the dialectical method, we seek to understand how teachers authors who prepare materials for the 'Amazon Studies' discipline built a critique of the history of education based only on political events of Para state, and now open two teaching-learning opportunities on the Amazon region, which are: the urgency of the present and the past relationship present as curriculum proposals. |
Palavras-chave: | Amazon 90s Amazonian Studies History of school disciplines Amazônia Anos 90 Estudos Amazônicos História das disciplinas escolares |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em História Social |
Citação: | ALVES, Davison Hugo Rocha. Contando a história do Pará: a disciplina Estudos Amazônicos e os livros didáticos (1990 2000). 2016. 160 f. Dissertação (Mestrado em História Social do Território) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2016. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/13600 |
Data de defesa: | 15-Fev-2016 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em História Social |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Davison Hugo Rocha Alves.pdf | 1,89 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.