Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/13917
Tipo do documento: Dissertação
Título: Mapas Conceituais nas aulas de Matemática
Título(s) alternativo(s): Conceptual maps in Math s classes
Autor: Barreto, Cristiano da Conceição 
Primeiro orientador: Esquincalha, Agnaldo da Conceição
Primeiro membro da banca: Lozano, Abel Rodolfo Garcia
Segundo membro da banca: Pinto, Gisela Maria da Fonseca
Resumo: Esta dissertação traz uma discussão teórica sobre mapas conceituais, caracterizando-os como ferramentas que auxiliam na organização mental de conceitos e permite, em termos educacionais, tanto serem utilizados como instrumentos de avaliação, pelo professor, como de autoavaliação, pelo aluno. É feita uma revisão de literatura que articula teóricos que discutem as possibilidades educacionais dos mapas conceituais com a teoria da aprendizagem significativa. Mapas conceituais são caracterizados, neste trabalho, como procedimentos potencialmente facilitadores da organização do pensamento matemático, fomentando o que Ausubel chama de aprendizagem significativa. A fim de verificar sua aceitação e impacto na organização do pensamento matemático, foram propostas atividades em uma turma do sexto ano do ensino fundamental, em uma escola pública da região metropolitana do Rio de Janeiro, explorando mapas conceituais para trabalhar a classificação de triângulos. Durante a sequência, os participantes da pesquisa, fizeram mapas conceituais no papel e no aplicativo miMind, no celular, identificando hierarquicamente os conceitos. Os resultados evidenciaram que, apesar de uma resistência inicial, pelo romper do modelo tradicional de aula e pelo uso permitido e fomentado do telefone celular, os alunos se apropriaram do uso de mapas conceituais e seu traçado se caracterizou como um facilitador da organização dos conceitos matemáticos explorados.
Abstract: This dissertation brings a theoretical discussion about conceptual maps, characterizing them as tools that help in the mental organization of concepts and allows, in educational terms, both to be used as assessment instruments by the teacher, as well as self-assessment by the student. A literature review articulates theorists who discuss the educational possibilities of conceptual maps with the theory of meaningful learning. Conceptual maps are characterized in this work as potentially facilitating procedures for the organization of mathematical thinking, fostering what Ausubel calls meaningful learning. In order to verify its acceptance and impact in the organization of mathematical thinking, tasks were proposed in a class of the sixth year of elementary school in a public school in the metropolitan region of Rio de Janeiro, exploring conceptual maps to work on the classification of triangles. During the sequence, survey participants made conceptual maps on the paper and the miMind application on the cell phone, hierarchically identifying the concepts. The results showed that, despite an initial resistance, by breaking the traditional classroom model and the allowed and encouraged use of the cell phone, students appropriated the use of conceptual maps and their layout was characterized as a facilitator of the organization of mathematical concepts explored.
Palavras-chave: Conceptual maps
Meaningful Learning
Learning in mathematics
Mapas conceituais
Aprendizagem Significativa
Aprendizagem em matemática
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Tecnologia e Ciências::Instituto de Matemática e Estatística
Programa: Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional - FFP
Citação: BARRETO, Cristiano da Conceição. Mapas Conceituais nas aulas de Matemática. 2019. 56 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/13917
Data de defesa: 29-Mar-2019
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Rede Nacional em Matemática (PROFMAT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissertacao Cristiano Barreto.pdf1,29 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.