Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/13918
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | O processo de ensino-aprendizagem dos poliedros |
Título(s) alternativo(s): | The teaching-learning process of polyhedra |
Autor: | Morcanas, Marcelle Santos ![]() |
Primeiro orientador: | Lozano, Abel Rodolfo Garcia |
Primeiro membro da banca: | Petito, Priscila Cardoso |
Segundo membro da banca: | Esquincalha, Agnaldo da Conceição |
Resumo: | Nos dias de hoje é possível perceber que a maioria dos alunos chega no 6º ano com dificuldades em visualizar os elementos de um poliedro em virtude da forma ensinada desde as séries iniciais inadequadamente. Neste trabalho será realizada uma abordagem de diversas construções de poliedros de forma lúdica que podem ser utilizadas nas aulas de Matemática do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio, visando a melhor compreensão não só dos elementos, mas também dos conceitos relacionados a esses sólidos. Além disso, será apresentada uma didática inovadora com o uso da realidade aumentada (RA) na sala de aula através de softwares educativos que tornam as aulas de Geometria Espacial mais dinâmicas, interativas e prazerosas e ainda permitem trabalhar a Relação de Euler de uma maneira diferenciada. Acreditamos que desta maneira proporcionaremos uma aprendizagem significativa dos poliedros. Por outro lado, destacaremos o modelo de desenvolvimento geométrico e as fases de aprendizagem desenvolvidas por Van Hiele. Para finalizar este trabalho foram aplicadas atividades para 22 alunos de uma turma de 6º ano. Essas atividades ocorreram em duas partes: uma atividade realizando construções de poliedros e outra atividade com realidade aumentada através do uso dos aplicativos: Polyèdres augmentès e Geometrix para abordar o conteúdo através de recursos tecnológicos e diagnosticar onde reside a dificuldade apresentada pelo aluno na aprendizagem dos poliedros. |
Abstract: | Nowadays it is possible to notice that most of the students arrive in the 6th year with difficulties in visualizing the elements of a polyhedron by virtue of the form taught from the initial grades improperly. In this work will be carried out an approach of diverse constructions of polyhedra of playful form that can be used in the Mathematics classes of Elementary School II and High School, aiming at the better understanding not only of the elements, but also of the concepts related to these solids. In addition, an innovative didactics will be presented with the use of augmented reality (RA) in the classroom through educational softwares that make Space Geometry classes more dynamic, interactive and enjoyable and also allow to work the Euler Interface in a differentiated way. We believe that in this way we will provide meaningful learning of polyhedra. On the other hand, we will highlight the geometric development model and the learning phases developed by Van Hiele. To finish this work, activities were applied to 22 students of a 6th grade class. These activities took place in two parts: an activity performing constructions of polyhedra and another activity with augmented reality through the use of the applications: Polyèdres augmentès and Geometrix to approach the content through technological resources and to diagnose where the difficulty presented by the student in the learning of polyhedra resides. |
Palavras-chave: | Polyhedra Teaching methodology Poliedros Relação de Euler Metodologia de ensino Poliedros de Platão |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Tecnologia e Ciências::Instituto de Matemática e Estatística |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional - FFP |
Citação: | MORCANAS, Marcelle Santos. O processo de ensino-aprendizagem dos poliedros. 2019. 82 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2019. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/13918 |
Data de defesa: | 3-Mai-2019 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Rede Nacional em Matemática (PROFMAT) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Marcelle Morcanas.pdf | 2,39 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.