Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/13919
Tipo do documento: Dissertação
Título: Resolução de Problemas de Análise Combinatória e aplicação na Lousa Digital
Título(s) alternativo(s): Combinatorial Analysis Problem Solving and the Digital Whiteboard Application
Autor: Couto, Monique Andrade da Conceição 
Primeiro orientador: Souza, Marcele Câmara de
Primeiro membro da banca: Petito, Priscila Cardoso
Segundo membro da banca: Souza, Fábio Silva de
Terceiro membro da banca: Ferreira, Fábio Pacheco
Resumo: Ensinar Análise Combinatória não é uma tarefa fácil! Apesar da disciplina trabalhar com muitas situações do cotidiano do aluno, nem sempre as situações são interpretadas da maneira como deveriam para chegar à solução correta. Pensando nessas dificuldades apresentamos um trabalho sobre Resolução de Problemas de Análise Combinatória e a Lousa Digital como facilitadora do aprendizado. O Ensino da Matemática Através da Resolução de Problemas revela um processo de ensino- aprendizagem que permite um estudo mais significativo e reflexivo. A lousa digital ou quadro interativo é um recurso que pode ser usado nas salas de aula para apresentar vídeos, fazer demonstrações, acessar a internet e, principalmente, escrever na tela (onde é utilizada uma caneta própria para esse fim). Desse modo, há uma interação maior entre o professor e o aluno, pois a aula deixa de ser a tradicional e torna-se mais motivadora, despertando o pensamento do aluno e incentivando a experimentação e generalização, além de um ganho maior no aproveitamento do tempo. Mudanças nem sempre são fáceis, na verdade são às vezes assustadoras, mas são necessárias. O corpo discente mudou e vai mudar sempre, o papel do professor passa de detentor do conhecimento para articulador do processo de ensino-aprendizagem. Visando articular novas tecnologias com o conhecimento matemático, esse trabalho tem como objetivo apresentar sugestões de resolução de alguns problemas de Análise Combinatória utilizando como recurso tecnológico a Lousa Digital.
Abstract: Teaching Combinatorial Analysis is not an easy task! Although the discipline works with several situations in the student s daily life, not always these situations are seen in the same way they should in order to get to the solution. Thinking about these difficulties we present a work on Combinatorial Analysis Problem Solving and the Digital Whiteboard as a facilitator of learning. The teaching of Mathematics through Problem Solving reveals a process of teaching and learning that allows a kind of study more meaningful and reflective study. The digital whiteboard or interactive whiteboard is a teaching resource that can be used in classrooms to present videos, do demonstrations, access internet and especially to write on the screen (where a pen is used for this purpose). Thus, there is a greater interaction between teacher and student since the classroom is no longer the traditional one and it becomes more motivating. That encourages students to the experimentation and generalization. Therefore they get greater gain on achievement of their time. Changes are not always so easy, in fact they are sometimes scary, but necessary. The student body changed and it will always change. The teachers role changes from knowledge holder to articulator through the teaching learning process. Aiming to articulate new technologies with mathematical knowledge this work has the purpose to present suggestions for solving some combinatorial analysis problems using as technological resource the Digital Whiteboard.
Palavras-chave: Problem Solving
Combinatorial Analysis
Digital Whiteboard
Resolução de Problemas
Análise Combinatória
Lousa Digital
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::ANALISE::ANALISE FUNCIONAL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Tecnologia e Ciências::Instituto de Matemática e Estatística
Programa: Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional - FFP
Citação: COUTO, Monique Andrade da Conceição. Resolução de Problemas de Análise Combinatória e aplicação na Lousa Digital. 2019. 130 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/13919
Data de defesa: 25-Abr-2019
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Rede Nacional em Matemática (PROFMAT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissertacao Monique Andrade.pdf5,12 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.