Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/13931
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | E é uma improvisação treinada, previamente treinada : sentidos do trabalho com refugiados em entrevistas com professora voluntária |
Título(s) alternativo(s): | And it is a trained improvisation, a previously trained improvisation : meanings of working with refugees in interviews with a volunteer teacher |
Autor: | Silva, Leandra Cristina Machado da ![]() |
Primeiro orientador: | Rodrigues, Bruno Rêgo Deusdará |
Primeiro membro da banca: | Bezerra, Isabel Cristina Rangel Moraes |
Segundo membro da banca: | Arantes, Poliana Coeli Costa |
Terceiro membro da banca: | D'olivo, Fernanda Moraes |
Resumo: | Através da pesquisa que ora apresento, investiguei os sentidos atribuídos por uma professora voluntária de língua portuguesa como língua de acolhimento em uma turma de refugiados à experiência vivida no contexto de uma ONG. A abordagem para pesquisa seguiu os princípios da Prática Exploratória, conforme Moraes Bezerra (2003) e Miller (2004). A Prática Exploratória foi escolhida por estimular a reflexão acerca do fazer docente através de um processo de pesquisa colaborativo. A ferramenta utilizada para a geração de dados foram entrevistas as quais foram transcritas e divididas em cenas para a realização das análises com o objetivo de construir conhecimento a respeito do contexto vivido por essa voluntária visto que não existem muitas pesquisas abordando o docente nessas situações. Para as análises, foi utilizado o construto práticas discursivas de acordo com Maingueneau (2015), aliado às reflexões de Deusdará e Arantes (2015), e Amado (2014) para construir entendimento a respeito do ensino de língua portuguesa a partir uma prática humanística de ensino focando no sujeito como um ser construído que precisa se expressar em uma nova realidade linguística. |
Abstract: | Through this research, I investigated the meanings attributed by a volunteer teacher of Portuguese as host language to a group of refugees to the experience lived during the classes at an NGO. The approach used to do the research followed the principles of Exploratory Practice, according to Moraes Bezerra (2003) and Miller (2004). Exploratory Practice was chosen because it stimulateds reflection about the teacher and the teaching context through a process of collaborative research. The tool used for data generation were interviews that were transcribed and divided into scenes for the accomplishment of the analysis with the objective of constructing knowledge about the context lived by this volunteer teacher since there is not much research addressing the teacher in these situations. For the analysis, the following construct was used discursive practices according to Maingueneau (2015) and allied to the reflections of Deusdará (2015) Arantes (2015) Rizental (2016) and Amado (2014) to build understanding about Portuguese language teaching at a humanistic practice of teaching focusing on the subject as a constructed being that needs to express himself in a new linguistic reality. |
Palavras-chave: | Refugees Host language Teaching of Portuguese Language Exploratory practice Refugiados Língua de acolhimento Ensino de Língua Portuguesa Prática rxploratória |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística |
Citação: | SILVA, Leandra Cristina Machado da. E é uma improvisação treinada, previamente treinada : sentidos do trabalho com refugiados em entrevistas com professora voluntária. 2018. 95 f. Dissertação (Mestrado em Estudos linguísticos, Estudos literários) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2018. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/13931 |
Data de defesa: | 20-Ago-2018 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Letras e Linguística |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Dissertacao Leandra Machado.pdf | 1,58 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.