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Tipo do documento: Dissertação
Título: Hogwarts na escola: a influência das sagas nas práticas da escrita
Título(s) alternativo(s): Hogwarts in school: the influence of sagas on writing practices
Autor: Silva, Jamilly Moraes 
Primeiro orientador: Coelho, Victoria Wilson da Costa
Primeiro membro da banca: Oliveira, Marcia Lisboa Costa de
Segundo membro da banca: Barros, Adriana Lúcia de Escobar Chaves de
Resumo: Esta pesquisa tem como foco a análise de livros escritos por alunos de uma Escola Estadual, situada na cidade de Niterói, Rio de Janeiro, segundo a perspectiva bakhtiniana de linguagem, principalmente no que diz respeito ao estilo na construção da escrita escolar. As produções dos alunos, na posição de autores, são fruto de um projeto de incentivo à leitura, desenvolvido pela monitora de letramento no Programa Mais Educação e muito se assemelham às escolhas literárias dos alunos, no caso, as sagas e best-sellers como Harry Potter, Crepúsculo e Percy Jackson. O estudo evidencia como livros infantis e juvenis podem ser usados em sala de aula, tendo em vista a escolha dos alunos, a fim de despertar a criatividade, interesse pela leitura e escrita, na busca de experiências subjetivas com a língua(gem). A análise, de natureza qualitativa, é norteada pelo paradigma indiciário de Ginzburg (1989), buscando indícios e singularidades nos escritos dos alunos, levando em consideração o estudo a leitura mennocchiana , desenvolvido por Cunha (2009). Ademais, aliado à metodologia, a análise dos dados foi fundamentada, observando os estudos do letramento (STREET, 2014; FREIRE 1987), os gêneros discursivos (BAKHTIN, 1998, 2003), o conhecimento escolarizado (GOULART, 2003, 2010) e os usos ritualizados da escrita (ROCKWELL,1985; CORRÊA, 2004). Dessa forma, a pesquisa se pautou na busca da compreensão do modo como os alunos-autores criam suas narrativas, revelando conhecimentos de diversas esferas associados a traços de estilo e subjetividade.
Abstract: This research focuses on the analysis of books written by students of a State School, located in the city of Niterói, Rio de Janeiro, according to the bakhtinian perspective of language, especially with regard to the style in the construction of school writing. The students productions, in the position of authors, are the result of a project to encourage reading, developed by the Literacy teacher in the Programa Mais Educação and it very much resembles students' literary choices, in this case sagas and best sellers such as Harry Potter, Twilight and Percy Jackson. The study shows how children's and youth books can be used in the classroom, in view of students choice, in order to awaken creativity, interest for reading and writing, in the search for subjective experiences with the language. The analysis, of a qualitative nature, is guided by Ginzburg's (1989) indiciary paradigm, searching for clues and singularities in the students' writings, taking into account the study "the mennocchian reading" developed by Cunha (2009). In addition, coupled with methodology, the data analysis was based on the study of literacy (STREET, 2014; FREIRE 1987), discursive genres (BAKHTIN, 1998, 2003), school knowledge (GOULART, 2003, 2010) and ritualized uses of writing (ROCKWELL, 1985, CORRÊA, 2004). Thus, the research was based on the search of the understanding of the way students-authors create their narratives, revealing knowledge of several spheres associated with traits of style and subjectivity.
Palavras-chave: Literacy
Reading
Text production
Style
Letramento
Leitura
Produção de texto
Estilo
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística
Citação: SILVA, Jamilly Moraes. Hogwarts na escola: a influência das sagas nas práticas da escrita. 2019. 106 f. Dissertação (Mestrado em Estudos linguísticos, Estudos literários) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/13935
Data de defesa: 15-Jan-2019
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras e Linguística

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