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Tipo do documento: Dissertação
Título: O processo intermidiático em O retrato do rei, de Ana Miranda
Título(s) alternativo(s): The intermedial process in the Portrait of the king, by Ana Miranda
Autor: Maia, Cristina Reis 
Primeiro orientador: Ribas, Maria Cristina Cardoso
Primeiro membro da banca: Quelhas, Iza Terezinha Gonçalves
Segundo membro da banca: Ribas, Ana Maria Cardoso
Resumo: O presente trabalho visa analisar o romance O retrato do rei, de Ana Miranda, através de três eixos principais: a construção metaficcional de seu enredo, a utilização de referências metapicturais no contexto narrativo e a possibilidade de ressignificação dos temas abordados, multiplicando seus significados e ampliando os sentidos. Esta linha de produção textual propicia que a descrição de imagens e acontecimentos (oficialmente registrados ou meramente ficcionalizados) a partir da concepção criativa do autor, produza um estímulo perceptivo no leitor, gerando críticas e reflexões sobre a realidade e proporcionando a problematização de eventos passados. Em termos gerais, esta construção constitui-se como uma ponte, dialogando com diferentes disciplinas, produzindo inúmeras referências, incitando a imaginação e suscitando subjetividades, expandindo-se por novas áreas, ocupando espaços, transpondo conceitos, incorporando conhecimentos interdisciplinares. Dessa forma, buscaremos discutir como, através desta construção multifacetada, O retrato do rei permite ao leitor abrir-se à multiplicidade de sentidos e significados, desenvolvendo suas possibilidades interpretativas.
Abstract: The present work aims at analyzing Ana Miranda 's novel The Portrait of the King, through three main axes: the metafictional construction of its plot, the use of metapictural references in the narrative context and the possibility of re-signification of the topics covered, multiplying their meanings and broadering its senses. This line of textual production allows the description of images and events (officially registered or merely fictionalized) from the creative conception of the author, produce a perceptive stimulus in the reader, generating criticism and reflections on reality and providing the problematization of past events. In general terms, this construction constitutes a bridge, dialoguing with different disciplines, producing numerous references, inciting the imagination and raising subjectivities, expanding into new areas, occupying spaces, transposing concepts, incorporating interdisciplinary knowledge. In this way, we will try to discuss how, through this multifaceted construction, the king's portrait allows the reader to open himself to the multiplicity of meanings and meanings, developing his interpretative possibilities.
Palavras-chave: Art
Literature
History
Intermidiality
The portrait of the king
Arte
Literatura
História
Intermidialidade
O retrato do rei
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA COMPARADA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística
Citação: MAIA, Cristina Reis. O processo intermidiático em O retrato do rei, de Ana Miranda. 2019. 97 f. Dissertação (Mestrado em Estudos linguísticos, Estudos literários) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/13937
Data de defesa: 20-Fev-2019
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras e Linguística

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