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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/13937
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | O processo intermidiático em O retrato do rei, de Ana Miranda |
Título(s) alternativo(s): | The intermedial process in the Portrait of the king, by Ana Miranda |
Autor: | Maia, Cristina Reis ![]() |
Primeiro orientador: | Ribas, Maria Cristina Cardoso |
Primeiro membro da banca: | Quelhas, Iza Terezinha Gonçalves |
Segundo membro da banca: | Ribas, Ana Maria Cardoso |
Resumo: | O presente trabalho visa analisar o romance O retrato do rei, de Ana Miranda, através de três eixos principais: a construção metaficcional de seu enredo, a utilização de referências metapicturais no contexto narrativo e a possibilidade de ressignificação dos temas abordados, multiplicando seus significados e ampliando os sentidos. Esta linha de produção textual propicia que a descrição de imagens e acontecimentos (oficialmente registrados ou meramente ficcionalizados) a partir da concepção criativa do autor, produza um estímulo perceptivo no leitor, gerando críticas e reflexões sobre a realidade e proporcionando a problematização de eventos passados. Em termos gerais, esta construção constitui-se como uma ponte, dialogando com diferentes disciplinas, produzindo inúmeras referências, incitando a imaginação e suscitando subjetividades, expandindo-se por novas áreas, ocupando espaços, transpondo conceitos, incorporando conhecimentos interdisciplinares. Dessa forma, buscaremos discutir como, através desta construção multifacetada, O retrato do rei permite ao leitor abrir-se à multiplicidade de sentidos e significados, desenvolvendo suas possibilidades interpretativas. |
Abstract: | The present work aims at analyzing Ana Miranda 's novel The Portrait of the King, through three main axes: the metafictional construction of its plot, the use of metapictural references in the narrative context and the possibility of re-signification of the topics covered, multiplying their meanings and broadering its senses. This line of textual production allows the description of images and events (officially registered or merely fictionalized) from the creative conception of the author, produce a perceptive stimulus in the reader, generating criticism and reflections on reality and providing the problematization of past events. In general terms, this construction constitutes a bridge, dialoguing with different disciplines, producing numerous references, inciting the imagination and raising subjectivities, expanding into new areas, occupying spaces, transposing concepts, incorporating interdisciplinary knowledge. In this way, we will try to discuss how, through this multifaceted construction, the king's portrait allows the reader to open himself to the multiplicity of meanings and meanings, developing his interpretative possibilities. |
Palavras-chave: | Art Literature History Intermidiality The portrait of the king Arte Literatura História Intermidialidade O retrato do rei |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA COMPARADA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística |
Citação: | MAIA, Cristina Reis. O processo intermidiático em O retrato do rei, de Ana Miranda. 2019. 97 f. Dissertação (Mestrado em Estudos linguísticos, Estudos literários) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2019. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/13937 |
Data de defesa: | 20-Fev-2019 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Letras e Linguística |
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