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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/14322
Tipo do documento: | Tese |
Título: | Contribuições do audiovisual para o campo da educação ambiental: hibridismo e democracia na Capital do Petróleo" |
Título(s) alternativo(s): | Audiovisual contributions to the field of environmental education: hybridity and democracy in the "Capital of Oil |
Autor: | Costa, Rafael Nogueira ![]() |
Primeiro orientador: | Branquinho, Fatima Teresa Braga |
Primeiro coorientador: | Pereira, Celso Sanchez |
Primeiro membro da banca: | Silva, Sérgio Luiz Pereira da |
Segundo membro da banca: | Guimarães, Mauro |
Terceiro membro da banca: | Prado, Rosane Manhães |
Quarto membro da banca: | Mattos, Ubirajara Aluizio de Oliveira |
Quinto membro da banca: | Peixoto, Clarice Ehlers |
Resumo: | Esta tese busca trazer para a arena da educação ambiental a contribuição das múltiplas narrativas proporcionadas pelo audiovisual. Para isso, coloca no centro da análise a intitulada Capital do Petróleo . Como procedimento teórico metodológico seguimos os passos da formiga preconizados pela teoria ator-rede descritos em Latour (2004 e 2012). Em alguns momentos da tese foram utilizados o pensamento de Paulo Freire e a discussão do campo do cinema e da antropologia visual. A tese está divida em seis capítulos, cada capítulo apresenta uma metodologia própria e questões particulares, que buscam responder a seguinte questão: Quais são as contribuições que a câmera e os produtos gerados por ela trazem para o campo da EA? No primeiro capítulo, foi feita uma revisão bibliográfica sobre cinema e educação. No segundo capítulo, apresento um panorama dos produtores e exibidores de conteúdo audiovisual no campo da educação ambiental utilizando como análise um projeto do governo federal. No terceiro capítulo, faço a descrição da Capital do Petróleo em colaboração com professores do ensino básico. No quarto, procuro fazer uma descrição de quatro cidades invisíveis , visando demonstrar o mosaico de fragmentos que compõe a Capital do Petróleo . No quinto capítulo, experimento o cinema em uma paisagem híbrida e, por fim, no último capítulo, faço uma análise de um projeto de educação ambiental no licenciamento de petróleo que utiliza a narrativa do cinema como uma política pública. Hibridismo e democracia são os conceitos que persigo nesta tese para pensar a produção audiovisual no campo da educação ambiental |
Abstract: | This thesis seeks to bring to the arena of environmental education the contribution of the multiple narratives provided by the audiovisual. To this end, it puts the "Capital of Petroleum" at the center of the analysis. As a theoretical-methodological procedure, we follow the steps of the ant advocated by the actor-network theory described in Latour (2004 and 2012). In some moments of the thesis were used the thought of Paulo Freire and the discussion of the field of cinema and visual anthropology. The thesis is divided into six chapters, each chapter presents its own methodology and particular questions, which seek to answer the following question: What are the contributions that the camera and the products generated by it bring to the field of EE? In the first chapter, a bibliographical review was made on cinema and education. In the second chapter, I present an overview of the producers and exhibitors of audiovisual content in the field of environmental education using a federal government project as an analysis. In the third chapter, I describe "Oil Capital" in collaboration with elementary school teachers. In the fourth, I try to describe four "invisible cities" in order to demonstrate the mosaic of fragments that make up the "Capital of Oil". In the fifth chapter, I experience cinema in a "hybrid" landscape, and finally in the last chapter, I make an analysis of an environmental education project in oil licensing that uses the narrative of cinema as a public policy. Hybridism and democracy are the concepts I pursue in this thesis to think about audiovisual production in the field of environmental education |
Palavras-chave: | Actor-network theory cinema science environmental education Teoria ator-rede cinema ciências educação ambiental Educação ambieltal Comunicação audiovisual |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Multidisciplinar |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente |
Citação: | COSTA, Rafael Nogueira. Contribuições do audiovisual para o campo da educação ambiental: hibridismo e democracia na Capital do Petróleo". 2016. 263 f. Tese (Doutorado em Meio Ambiente) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/14322 |
Data de defesa: | 13-Set-2016 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Meio Ambiente |
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