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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/14474
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | O conto na sala de aula: gêneros textuais, leitura e reflexão linguística para além do Currículo Mínimo |
Título(s) alternativo(s): | The story in the classroom: textual genres, reading and linguistic reflection beyond the Minimum Curriculum |
Autor: | Fraguas, Marcela Martins de Melo ![]() |
Primeiro orientador: | Oliveira, Marcia Lisboa Costa de |
Primeiro membro da banca: | Vieira, Silvia Rodrigues |
Segundo membro da banca: | Guimarães, Glaucia Campos |
Resumo: | A presente dissertação buscou a problematização do ensino de Língua Portuguesa a partir do ensino de gêneros textuais. A motivação para este trabalho se deu pela percepção de que, em minha prática docente, gramática e gêneros textuais eram concebidos como conteúdos a serem ensinados separadamente. Assim, as atividades propostas não ressaltavam a importância da reflexão em torno das categorias gramaticais para a construção de sentidos do texto. Neste trabalho, procedi a uma análise do Currículo Mínimo do Estado do Rio de Janeiro (2012), visto que, neste documento, o ensino de língua está atrelado à apropriação dos gêneros textuais. A partir das reflexões de Mikhail Bakhtin (2011), Jean-Paul Bronckart (2007), Joaquim Dolz e Bernard Schneuwly (2004), Isabel Solé (1998), Carlos Franchi (2006), Maria Helena de Moura Neves (2014), Luiz Carlos Travaglia (2004/2008), Irandé Antunes (2007; 2009; 2014) e Silvia Rodrigues Vieira (no prelo), busquei novas estratégias de ensino que contribuíssem para o desenvolvimento linguístico de meus alunos, com atenção especial à competência leitora. As estratégias propostas foram elaboradas com base na leitura do gênero textual conto, previsto pelo Currículo como gênero a ser estudado no nono ano escolar. Para leitura e reflexões sobre a língua, foram selecionados os contos Tentação (1999) de Clarice Lispector, Conto de fadas para mulheres modernas (2008) de Luís Fernando Veríssimo e Para que ninguém a quisesse (1986) de Marina Colasanti. Assumi, nas aulas relatadas, a posição de mediadora de modo a favorecer o processo de construção do conhecimento. Cabe ressaltar que a discussão dos textos privilegiou os elementos vistos por Bakhtin (2011, p. 262) como indissociáveis ao gênero construção composicional, conteúdo temático e estilo. |
Abstract: | This dissertation sought the questioning of the practices of Portuguese language teaching based on textual genres. The motivation for this work was given by the realization that, in my teaching practices, grammar and textual genres were conceived as contents to be taught separately. Thus, the activities that I used to propose did not emphasize the importance of reflection on the grammatical categories for the construction of textual meanings. In this work, we proceeded to an analysis of the Minimum Curriculum of the State of Rio de Janeiro (2012), since, in this document, portuguese language teaching relates to the appropriation of genres. From the reflections of Mikhail Bakhtin (2011), Jean-Paul Bronckart (2007), Joaquim Dolz and Bernard Schneuwly (2004), Isabel Solé (1998), Carlos Franchi (2006), Maria Helena de Moura Neves (2014), Luiz Carlos Travaglia (2004 / 2008), Irandé Antunes (2007/2009/2014) and Silvia Rodrigues Vieira (2015, forthcoming), I sought new teaching strategies that could contribute to the language development of my students, specially regarding reading competence. The strategies were developed based on the reading of short stories, provided by the curriculum as a genre to be studied during the ninth school year. To perform reading practices and reflect on language with my students, I selected the following short stories: Temptation (1999) written by Clarice Lispector, A fairy tale for modern women (2008) by Luis Fernando Verissimo and So that no one wanted her (1986) by Marina Colasanti. In the reported classes, I assumed a mediating position to favour the knowledge construction process. It should be noted that the discussion of the texts focused the elements pointed out by Bakhtin (2011, p.262) as inextricably linked to gender - compositional construction, thematic content and style. |
Palavras-chave: | Education Curriculum Grammar Textual genres Literacy Ensino Currículo Gramática Gêneros textuais Letramento |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras, Mestrado Profissional (PROFLETRAS) |
Citação: | FRAGUAS, Marcela Martins de Melo. O conto na sala de aula: gêneros textuais, leitura e reflexão linguística para além do Currículo Mínimo. 2016. 171 f. Dissertação (Mestrado em Linguagens e Letramentos) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2016. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/14474 |
Data de defesa: | 9-Nov-2016 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional (PROFLETRAS) |
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