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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/14507
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Meme: a construção textual em rede |
Título(s) alternativo(s): | Meme: the textual construction in network |
Autor: | Santos, Rita de Cassia Martins dos ![]() |
Primeiro orientador: | Wiedemer, Marcos Luiz |
Primeiro membro da banca: | Alonso, Karen Sampaio Braga |
Segundo membro da banca: | Pereira, Maria Betânia Almeida |
Resumo: | Estudar o gênero nas escolas é sempre uma boa oportunidade para compreendê-los melhor, desenvolvendo as habilidades necessárias para utilizá-lo nas situações comunicativas pertinentes. Oferecer ao aluno a possibilidade de trabalhar com os diversos tipos de letramentos faz com que este se torne um leitor proficiente, diminuindo os índices de pessoas que não compreende, de fato, o que leem. Nesse sentido, escolher um gênero no qual os estudantes de Ensino Fundamental, mais especificamente do oitavo ano, tenham contato cotidianamente, pode ser interessante para orientar a respeito das manifestações linguísticas da sociedade. Além disso, entender que a leitura e a escrita são práticas sociais e, por isso, o contexto situacional é importante para construir o sentido do texto. Assim, o objetivo principal deste trabalho é, através de atividades interventivas, capacitar o aluno a depreender o uso de implicaturas, intertextualidade e as características textuais que compõem o gênero meme; e com isso, desenvolver a sua competência leitora. Fundamentados na Linguística Textual (KOCH, 2015, CAVALCANTE, 2014) o conceito de texto como uma construção interacional e na Pragmática (BATISTA, 2012, OLIVEIRA e BASSO, 2014) o estudo da linguagem no momento de seu uso, os olhares são voltados para o sentido do texto enquanto um processo dependente dos participantes da situação. Aliado a esses conceitos, há também o estudo dos gêneros (BAKHTIN, 2010, BEZERRA, 2017) para embasar os memes, observando seus conteúdos e formas estruturais. Para isso, a partir de uma pesquisa-ação (TRIPP, 2005) foi utilizado como método interventivo a sequência didática (DOLZ, NOVERRAZ e SCHNEWLY, 2004), que, através de módulos sequenciais, estuda o gênero em questão visando seu domínio e, consequentemente, o desenvolvimento das competências linguísticas. Os resultados obtidos mostram que estudar a intertextualidade e a implicatura nos memes ampliou a capacidade de compreensão textual dos participantes da pesquisa, tendo em vista que esses aspectos são importantes para a construção desse gênero e podem ser usados em outros textos como elementos de construção de sentido. |
Abstract: | Studying gender in schools is always a good opportunity to understand them better, developing the skills needed to use them in relevant communicative situations. Providing the student with the possibility of working with the different types of literacy makes the student become a proficient reader, reducing the numbers of people who do not understand, in fact, what they read. In this sense, choosing a genre in which elementary school students, more specifically the eighth grade, have daily contact, may be interesting to guide the linguistic manifestations of society. In addition, understanding that reading and writing are social practices and, therefore, the situational context is important to build the meaning of the text. Thus, the main objective of this dissertation is, through interventional activities, to enable the student to understand the use of implicatures, intertextuality and the textual characteristics that composed the genre meme; and thereby develop their reading skills. Based on Textual Linguistics (KOCH, 2015, CAVALCANTE, 2014), the concept of text as an interactive construct and in Pragmatics (BATISTA, 2012, OLIVEIRA and BASSO, 2014) the study of language at the moment of its use, the meaning of the text as a process dependent on the participants of the situation. Allied to these concepts, there is also the study of the genres (BAKHTIN, 2010, BEZERRA, 2017) to support the memes, observing their contents and structural forms. To do this, the didactic sequence (DOLZ, NOVERRAZ and SCHNEWLY, 2004) was used as an intervention method (TRIPP, 2005), which, through sequential modules, studies the genre in question aiming at its domain and, consequently, the development of language skills. The results show that studying the intertextuality and the implicature in the memes extended the capacity of textual comprehension of the participants of the research, considering that these aspects are important for the construction of this genre and can be used in other texts as elements of construction s signification. |
Palavras-chave: | Gender Reading Meme Textual Linguistics Gênero Leitura Meme Linguística Textual |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras, Mestrado Profissional (PROFLETRAS) |
Citação: | SANTOS, Rita de Cassia Martins dos. Meme: a construção textual em rede. 2018. 128 f. Dissertação (Mestrado em Linguagens e Letramentos) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2018. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/14507 |
Data de defesa: | 3-Mai-2018 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional (PROFLETRAS) |
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