Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/14509
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Fanzines: autoralidade e expressividade nas aulas de produção textual |
Título(s) alternativo(s): | Fanzines: authorality and expressivity in the classes of textual production |
Autor: | Barbosa, Andrea Gomes ![]() |
Primeiro orientador: | Braem, Eloisa Porto Corrêa Allevato |
Primeiro membro da banca: | Cunha, Maria Zilda da |
Segundo membro da banca: | Perim, Regina Silva Michelli |
Resumo: | Ultimamente muitos professores se preocupam com a prática de produção de textos no primeiro segmento do Ensino Fundamental, dedicando-se a pesquisas e à busca de estratégias pedagógicas que desenvolvam tal habilidade. Quem lida com atividades que envolvem o ensino de produção de textos sabe o quanto é difícil despertar nos alunos o processo autoral. Tendo como tema o estudo da relação entre o fanzine e a produção textual, buscou-se entender, através deste trabalho, de que forma essa revista artesanal contribui para a expressividade, a criatividade e o processo autoral nas aulas de produção de texto. O fanzine é uma publicação artesanal e alternativa na qual se prima pela criação e autoralidade. O mesmo contribui para a aproximação do aluno com a produção escrita, possibilitando que se torne autor de sua obra e se faça ouvir. A pesquisa, de natureza intervencionista, sob um enfoque qualitativo teve como metodologia a pesquisa-ação já que, no campo educacional, é uma estratégia para o desenvolvimento de professores e pesquisadores de modo que eles possam utilizar suas pesquisas para aprimorar seu ensino e, em decorrência, o aprendizado de seus alunos. O marco teórico que guiou o processo investigativo segue os princípios sociointeracionistas. Com base nessa perspectiva, o estudo partiu da concepção de gênero de Bakhtin (2011), que trata da linguagem como um modo de interação social, e de outros estudiosos que compartilham suas ideias sobre esse tema como Marcuschi (2008) e Dolz e Schneuwly (2004); da proposta de sequência didática de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004); da produção de texto verbo visual de Nikolajeva e Scott (2011) e dos estudos sobre fanzine de Andraus (2013), Guimarães (2005), Santos Neto (2010), Magalhães (2013), entre outros. Apesar de possuir muitos fatores positivos, o fanzine ainda tem sido pouco utilizado enquanto ferramenta pedagógica. Nesse sentido, o estudo realizado contribui para o desenvolvimento de estratégias facilitadoras da aprendizagem de leitura e escrita, nas aulas de língua portuguesa. |
Abstract: | Lately many teachers are concerned with the practice of producing texts in the first segment of Elementary School, focusing on research and the search for pedagogical strategies that develop such skill. Those who deal with activities that involve the teaching of text production know how difficult it is to awaken in students the authoring process. Having as a theme the study of the relationship between fanzine and textual production, we sought to understand, through this work, how this craft magazine contributes to expressiveness, creativity and the authoring process in text production classes. The fanzine is a handmade and alternative publication in which one excels by creation and authorality. The same contributes to the student's approach to written production, enabling him to become the author of his work and make himself heard. The research, of an interventionist nature, under a qualitative approach had as methodology the action research since, in the educational field, it is a strategy for the development of teachers and researchers so that they can use their research to improve their teaching and, in students. The theoretical framework that guided the investigative process follows the socio-interactionist principles. Based on this perspective, the study was based on Bakhtin's (2011) gender conception, which treats language as a mode of social interaction, and other scholars who share their ideas on this subject as Marcuschi (2008) and Dolz and Schneuwly ( 2004); of the Dolz, Noverraz and Schneuwly (2004) teaching sequence proposal; of the production of visual verb text of Nikolajeva and Scott (2011) and of studies on fanzine of Andraus (2013), Guimarães (2005), Santos Neto (2010), Magalhães (2013), among others. Although it has many positive factors, the fanzine has still been little used as a pedagogical tool. In this sense, the study contributes to the development of strategies to facilitate reading and writing learning in Portuguese language classes. |
Palavras-chave: | Fanzine Text production Teaching practices Fanzine Produção textual Práticas de ensino |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras, Mestrado Profissional (PROFLETRAS) |
Citação: | BARBOSA, Andrea Gomes. Fanzines: autoralidade e expressividade nas aulas de produção textual. 2018. 149 f. Dissertação (Mestrado em Linguagens e Letramentos) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2018. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/14509 |
Data de defesa: | 11-Mai-2018 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional (PROFLETRAS) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Dissertacao Andrea Gomes.pdf | 9,74 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.