Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/14558
Tipo do documento: | Tese |
Título: | A dor que dói na escola: psicanálise e educação no século XXI |
Título(s) alternativo(s): | The pain that hurts at school: psychoanalysis and education in the XXI century |
Autor: | Barros, Marina Sodré Mendes ![]() |
Primeiro orientador: | Barros, Rita Maria Manso de |
Primeiro membro da banca: | Jorge, Marco Antonio Coutinho |
Segundo membro da banca: | Darriba, Vinícius Anciães |
Terceiro membro da banca: | Vieira, Marcus André |
Quarto membro da banca: | Cohen, Ruth Helena Pinto |
Resumo: | A presente pesquisa nasce da inserção de uma psicóloga em formação psicanalítica em escolas municipais da cidade do Rio de Janeiro. Nosso ponto de partida é a expansão dos diagnósticos de Déficit de Atenção e Hiperatividade em crianças em idade escolar e de Burnout em professores. O reconhecimento de que tais diagnósticos são nomes correntes na atualidade para nomear a dor que dói na escola permite que nos questionemos sobre as mudanças no campo da cultura e suas repercussões na tarefa educativa na escola. Para construirmos uma leitura sobre o mal-estar na escola em nossa época, recorremos à psicanálise enquanto instrumento primordial. Nossa investigação se inicia em Freud e suas diversas concepções de educação, desde a noção de moral sexual civilizada até admissão da educação enquanto uma tarefa necessária e impossível, causadora do mal-estar. Logo em seguida, abordamos a releitura de Freud feita por Lacan a partir da teoria dos discursos. Passamos, assim, à educação enquanto laço social. Verificamos o quanto Lacan avança ao distinguir o discurso do mestre como discurso de entrada na linguagem, a partir do qual os outros discursos são possíveis. O discurso do mestre escreve a operação permanente em toda civilização, sem que isso indique a imutabilidade do Outro. Ao nos indagarmos sobre a delimitação do Outro em nossa época, reconhecemos a importância do discurso da ciência e do capitalista, assim como o Outro nãotodo. Com essas chaves de leitura, questionamo-nos sobre o lugar da criança na cultura hoje e sobre os significantes-mestres das atuais políticas públicas para a educação, aproximando-nos do mal-estar na escola. Sustentados por essas ferramentas, terminamos por nos indagar sobre a prática da psicanálise nas instituições escolares, desvendando que a partir das (re)invenções da psicanálise, há na escola um lugar possível para o psicanalista. |
Abstract: | This research was originated when inserting a psychologist who is in her psychoanalytic training in county schools in the city of Rio de Janeiro. Our starting point is the spread out of the Deficit of Attention and Hyperactivity Disorder diagnoses in children at school and Burnout in teachers. The recognition that such diagnoses are are well known concepts today connected to name the pain that hurts the school allows us to question ourselves about the changes in the field of culture nowadays and their impact on educational work in school. To build up an analysis on the malaise at school in our time, we use the psychoanalysis as an essential instrument. Our investigation begins in Freud and their various concepts of education, since the notion of civilized sexual morality to the acceptance of education as a necessary and impossible task, taking the education as the cause of the malaise. As a sequence we approach the interpretation of Freud made by Lacan from the theory of discourses followed by the education as a social bond. We ascertain how Lacan advances to distinguish the discourse of the master as input speech in language, from which other discourses are possible. The discourse of the master writes the permanent operation throughout civilization, without this indicate the immutability of the Other. When asking ourselves about the delimitation of the Other in our time, we recognize the importance of the discourse of the science and of the capitalist as well as the Other not-all. With these reading keys, we wonder about the place of children in today's culture and on the master signifiers of current public policies for education, approaching the malaise at school. Supported by these tools, we end up in inquiring about the practice of psychoanalysis in schools, revealing that from the (re) invention of psychoanalysis, there is at school a possible place for the psychoanalyst |
Palavras-chave: | Psychoanalysis Education Malaise Discourse of the science Discourse of the capitalist Other not-all Psicanálise Educação Mal-estar Discurso da ciência Discurso do capitalista Outro nãotodo O Contemporâneo |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Psicologia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Psicanálise |
Citação: | BARROS, Marina Sodré Mendes. A dor que dói na escola: psicanálise e educação no século XXI. 2015. 226 f. Tese (Doutorado em Pesquisa Clínica em Psicanálise) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/14558 |
Data de defesa: | 6-Jul-2015 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Psicanálise |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Tese - NORMALIZADA.pdf | 1,8 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.