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Tipo do documento: Tese
Título: Violência da estética cinematográfica: inquietações do olhar
Título(s) alternativo(s): The aesthetics of cinematographic violence: the uneasiness of look
Autor: Lopes, André Luis de Oliveira 
Primeiro orientador: Rinaldi, Doris Luz
Primeiro membro da banca: Costa, Ana Maria Medeiros da
Segundo membro da banca: Ribeiro, Heloisa Fernandes Caldas
Terceiro membro da banca: Pereira, Lúcia Serrano
Quarto membro da banca: Rivera, Tania Cristina
Resumo: A conexão entre psicanálise e cinema foi abordada ao longo desta tese, tendo como foco a violência da estética e uma forma de abordá-la no cinema. Ao imprimir movimento nas grandes telas, o cinema, de maneira inédita, surgiu como um modo de expressão artística que, às portas do século XX, instaurou novos paradigmas no que tange à relação do sujeito com a imagem. A função do olhar, além de promover um descentramento subjetivo, revelou a Freud que o eu perde o domínio sobre a sua própria casa, intervindo a todo o momento na relação, para sempre traçada, entre o sujeito e a imagem do seu corpo. A clínica psicanalítica convoca o sujeito a falar dessa estranha experiência que domina o campo da imagem, desse mal-estar que aí se faz presente, evidenciando sua dimensão traumática e atestando a força significante da imagem. Segundo Lacan, é possível, com a arte, tocar ou tangenciar o real, e a função do belo vem delimitar o horror dessa proximidade. O cinema constitui-se como uma forma particular dessa aproximação que se inscreve para além do visível nas sequências fotográficas, e que se articula nos interstícios temporais que as delimitam. Colocar em jogo, com o cinema, o movimento na imagem, permite trazer para o centro da discussão o sujeito e o violento ato criativo, enquanto ato de destruição que engendra o novo. Ao longo da tese, o cinema de Michael Haneke foi privilegiado nas construções e elaborações que se desdobram, tendo como eixo sua proposta de explorar a violência no cinema e na mídia, por meio de temas como ódio, crueldade, perversão, intolerância e amor
Abstract: The connection between psychoanalysis and cinema has been addressed throughout this thesis, focusing on the aesthetics of violence and a way to address films. Printing motion on the big screen, i.e. the film, in an unprecedented way, emerged as such an artistic mode of expression that, at the gates of the twentieth century, brought new paradigms regarding the subject's relation to the image. The role of the look, besides promoting a subjective decentralisation, has revealed to Freud that the ego loses control over his own home, intervening all the time in the relationship, forever drawn, between the subject and the image of their body. The psychoanalytic clinic summons the individual to talk about this strange experience which dominates the field of the image, about the discontent which is there, showing their traumatic size and attesting the signifier force of the image. According to Lacan, it is possible, with art, to touch or approach the real, and the function of beauty is to delimit the horror of this proximity. Cinema is constituted as a particular form of this proximity that falls beyond the visible in the photographic sequences, and that articulates itself in the temporal interstices that delimitates them. Bringing into play, with the cinema, the moving image, allows one to place the subject and the creative violent act at the center of the discussion, as an act of destruction that engenders the new. Throughout this thesis, the cinema of Michael Haneke was privileged in the constructions and elaborations that unfold themselves, focusing on his proposal to explore violence in films and in the media, through themes such as hatred, cruelty, perversion, intolerance and love
Palavras-chave: Psychoanalysis
Cinema
Scopic Drive
Image
Jouissance
Cinema
Pulsão escópica
Imagem
Gozo
Psicanálise
Cinema Estética
Violência no cinema
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::TRATAMENTO E PREVENCAO PSICOLOGICA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Psicologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Psicanálise
Citação: LOPES, André Luis de Oliveira. Violência da estética cinematográfica: inquietações do olhar. 2013. 183 f. Tese (Doutorado em Pesquisa Clínica em Psicanálise) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/14571
Data de defesa: 6-Nov-2013
Aparece nas coleções:Doutorado em Psicanálise

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