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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/14629
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | As vicissitudes do Eu na obra de Freud e Lacan |
Título(s) alternativo(s): | The vicissitudes of the self in the work of Freud and Lacan |
Autor: | Souza, Joana Dark da Silva ![]() |
Primeiro orientador: | Leite, Sonia da Costa |
Primeiro membro da banca: | Fuks, Betty Bernardo |
Segundo membro da banca: | Jorge, Marco Antonio Coutinho |
Resumo: | A proposta do trabalho é delimitar quais as relações existentes entre o eu e a temática da constituição da realidade para o sujeito humano. Para tanto, abordaremos a importância da temática do eu na obra de Freud e no ensino de Lacan, delimitando os diferentes tempos da construção dessa noção no percurso desses autores. Nossa proposta é mostrar que, desde o início, o eu é definido como uma instancia psíquica responsável por estabelecer defesas contra o desejo. O desenvolvimento da noção de narcisismo foi o que possibilitou que o eu recebesse um estatuto próprio ao campo psicanalítico. Freud sustenta que o eu não existe desde o início, mas se constitui a partir do encontro com o outro. Sua função seria, nesse contexto, a de unificar as pulsões autoeróticas numa imagem de corpo próprio. Por sua parte, Lacan afirmará que o eu é uma instância que se constitui a partir da imagem ideal do outro e, por isso, possui um fundamento ilusório. Distingue o eu (moi) instância que se constitui a partir do registro imaginário do sujeito (je), conceito articulado a fala e que, por essa razão, se vincula ao registro simbólico. Lacan subverte a noção de sujeito, na medida em que o situa como sendo homólogo ao objeto a. O objeto a está ligado ao que é mais intimo e, ao mesmo tempo, ex-timo ao sujeito. Situando-se do lado do real ele é causa do desejo, um desejo que insiste em se revelar as expensas do eu, nos domínios da fala e da linguagem. Considera-se que, enquanto que o sujeito do inconsciente está do lado da verdade, isto é, da falta, o eu, por outro se encontra do lado da alienação ao outro, o quer dizer que ele está fixado em uma relação dual, intersubjetiva, que faz oposição, que busca se defender de qualquer aproximação do desejo. O que nos faz concluir que é contra o desejo, que o eu se defende, afinal. Conclui- se que o percurso empreendido evidenciou a importância que a temática do eu em suas relações com a constituição da realidade psíquica ganha para a práxis analítica, pois, é em torno da noção de eu que veremos se constituírem diferentes maneiras de se pensar tanto a formação do analista quanto a direção do tratamento psicanalítico |
Abstract: | Our purpose is to define what the relationship between the self and the subject of the constitution of reality to the human subject. To do so, we discuss the importance of the theme of the self in the work of Freud and Lacan's teaching, delimiting the different times of the construction of this notion in the course of these authors. Our purpose is to show that, from the beginning, the self is defined as a psychic instance responsible for establishing defenses against desire. The development of the concept of narcissism was what made it possible for me to receive a proper status to the psychoanalytic field. Freud maintains that the self does not exist from the beginning, but it is from the encounter with the other. Its function would be, in this context, to unify the autoeróticas drives an image of own body. For his part, Lacan will claim that the self is an instance that is from the ideal image of the other and therefore has an illusory foundation. Distinguishes the self (moi) - instance that is from the imaginary register of the subject (je), articulate speech and, therefore, is linked to the symbolic concept record. Lacan overturns the concept of the subject, inasmuch as the same is set to the object. The object to which it is connected to the innermost and at the same time, thymus former to the subject. Standing on the side of it is real cause of desire, a desire that insists on revealing the expense of the self, in the areas of speech and language. It is considered that, while the subject of the unconscious is telling the truth, ie, the missing, I, on the other hand is the alienation of the Other, the mean it is set in a dual relationship, intersubjective which makes opposition, which seeks to defend any approach of desire. What makes us conclude that it is against the wish, that I defends itself after all. We conclude that the route undertaken highlighted the importance of the theme of the self in its relations with the constitution of psychic reality wins for analytic praxis, therefore, is around the notion that I'll see if they constitute different ways of thinking about both formation of the analyst as the direction of psychoanalytic treatment |
Palavras-chave: | I Subjec Psychic Reality. Eu Sujeito Realidade Psíquica Psicanálise Freud, Sigmund, 1856-1939 Lacan, Jacques, 1901-1981 |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Psicologia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Psicanálise |
Citação: | SOUZA, Joana Dark da Silva. As vicissitudes do Eu na obra de Freud e Lacan. 2014. 120 f. Dissertação (Mestrado em Pesquisa Clínica em Psicanálise) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/14629 |
Data de defesa: | 12-Nov-2014 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Psicanálise |
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Arquivo | Tamanho | Formato | |
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