Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/14661
Tipo do documento: Dissertação
Título: Algumas possibilidades da psicanálise diante da angústia envolvida no impossível de educar
Título(s) alternativo(s): Some possibilities of psychoanalysis facing the anguish involved in the impossibility of educate
Autor: Augusto Júnior, Jair Dias 
Primeiro orientador: Barros, Rita Maria Manso de
Primeiro membro da banca: Alberti, Sonia
Segundo membro da banca: Oliveira, Gilsa Tarré de
Resumo: Este trabalho é inspirado na tentativa da prática da psicanálise dentro de uma equipe multidisciplinar composta por professores, assistentes sociais e psicólogos, que atua na rede pública de ensino do município do Rio Janeiro. Nosso ponto de partida é o movimento da angústia manifestada pelos profissionais da educação, pelos alunos e seus pais diante das dificuldades inerentes ao processo educativo institucionalizado e ao convívio diário de muitos diferentes sujeitos em movimento constante na escola. Iniciamos percorrendo o texto freudiano, guiados pelo significante educação, e encontramos o desejo de Freud de que a psicanálise venha cada vez mais a dialogar com outras áreas do conhecimento, inclusive a educação. Freud, desde os seus primeiros textos, aponta a importância e as dificuldades da educação em geral no processo de formação do sujeito do inconsciente e marca a impossibilidade de se educar a pulsão. Desenvolvemos, com Lacan, a angústia como estrutural no sujeito da psicanálise e a complexidade do movimento alienação/separação do sujeito frente ao Outro, na sua eterna tentativa de passar do gozo ao desejo, promovendo uma ultrapassagem da angústia e estudamos o movimento do sujeito na rede da angústia, teorizada por Lacan no Seminário X. Apoiados na ética da psicanálise e partindo de algumas pesquisas sobre as possibilidades e dificuldades da inserção da psicanálise no trabalho dentro das instituições, abordamos a relevância da ética da psicanálise estar presente dentro das escolas. Ética esta que coloca em cena o desejo inconsciente como índice de presentificação do sujeito e que traz na diferença sua única característica universal. O saber não-todo presente na essência do método psicanalítico tem algo de exclusivo há oferecer às práticas educacionais. A psicanálise possibilita que seja considerada a particularidade de cada um, o impossível de nomear presente na vida, apontando a inconsistência dos significantes do Outro, incapaz de responder todas as perguntas, dialetizando as supostas verdades e abrindo espaço para a construção de novos saberes
Abstract: This dissertation is inspired by the attempt of the practice of psychoanalysis within a multidisciplinary team composed of teachers, social workers and psychologists, which works in public state schools in the municipality of Rio de Janeiro. Our starting point is the movement of the anguish manifested by the professionals of education , the students and their parents facing the difficulties inherent in the institutionalized educational process and the daily interaction of many different subjects in constant motion in school. We started going through the Freudian text, guided by the significant education, and found out Freud's desire that psychoanalysis come increasingly to dialogue with other areas of knowledge, including education. Freud, since his first texts, points out the importance and difficulties of education in general in the process of forming the subject of the unconscious and marks the impossibility of educating the drive. We developed, with Lacan, the anguish as structural in the subject of psychoanalysis and the complexity of the movement alienation / separation of the subject towards the Other in their eternal attempt to pass from the enjoyment to desire, promoting overtaking the anguish, and we studied the subject's movement in the anguish network, theorized by Lacan in Seminar X. Supported by the ethics of psychoanalysis and starting from some research on the possibilities and difficulties of psychoanalysis insertion into the work within the institutions, we approached the relevance of the psychoanalysis ethics being present within schools. This ethic that puts on the scene the unconscious desire as presentification index of the subject and that brings in the difference its unique universal characteristic. The knowledge all-not present in the essence of the psychoanalytic method has something unique to offer to educational practice. Psychoanalysis enables that the particularity of each one is considered, the impossible of be named in life, pointing out the inconsistency of the significants of the Other, unable to answer all the questions, dialectically questioning supposed truths and opening space for the construction of new knowledge
Palavras-chave: Psychoanalysis
Education
Anguish
Subject
Ethic
Sujeito
Ética
Psicanálise
Educação
Angústia
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::TRATAMENTO E PREVENCAO PSICOLOGICA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Psicologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Psicanálise
Citação: AUGUSTO JÚNIOR, Jair Dias. Algumas possibilidades da psicanálise diante da angústia envolvida no impossível de educar. 2016. 133 f. Dissertação (Mestrado em Pesquisa Clínica em Psicanálise) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/14661
Data de defesa: 1-Jun-2016
Aparece nas coleções:Mestrado em Psicanálise

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissert_Jair Dias Augusto Junior.pdf1,67 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.