Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/14711
Tipo do documento: Dissertação
Título: A função do corte na repetição em um estudo de caso: o significante e o ato analítico
Título(s) alternativo(s): La función del corte en la repetición en un estudio de caso: el significante y el acto analítico.
Autor: Souza, Aline de Oliveira e 
Primeiro orientador: Rinaldi, Doris Luz
Primeiro membro da banca: Costa, Ana Maria Medeiros da
Segundo membro da banca: Pitanga, Claudia Escórcio Gurgel do Amaral
Resumo: A presente dissertação tem por objetivo situar a função do significante e do ato analítico como corte, ao inscrever um traço de pura diferença, em relação à compulsão à repetição, que por estar atrelada ao registro do real, sempre retorna ao mesmo lugar. As questões que originaram essa pesquisa partiram do estudo de um caso clínico de uma adolescente atendida em um ambulatório público. A adolescente apresentava diversos fenômenos que acometiam seu corpo, como, por exemplo, seus cortes nos pulsos, repetidos de forma compulsiva. Em seus atendimentos, anuncia em sua fala, em alguns momentos, o corte enquanto significante, ao tecer questionamentos relativos à sua vida. Esta pesquisa desdobra-se em torno dos efeitos desse trabalho simbólico singular, mobilizado pelo significante, encadeado por esse sujeito que, em determinados momentos, chegou a cessar os cortes em seus pulsos. Para elaborar teoricamente essas questões clínicas, tomamos como referência a teoria psicanalítica de Sigmund Freud e Jacques Lacan. Para além da pesquisa sobre o estatuto da constituição do corpo, que se articula ao significante e ao gozo, nos detemos no estudo do conceito de repetição, por se encontrar presente tanto na dimensão do ato quanto na insistência de um significante privilegiado para a paciente. Constata-se que a dimensão do corte enquanto função concernida ao significante está atrelada ao próprio estatuto da repetição, como sendo capaz de inscrever uma descontinuidade em relação à compulsão a repetir, da qual temos notícias através do corpo. Observa-se que os efeitos do trabalho simbólico evidenciados pela clínica deste caso são inerentes ao seu lugar de transferência, no qual o analista está situado. Desse modo, investiga-se o lugar do analista, que ao realizar uma leitura da fala como significante, na suspensão de um sentido prévio, torna possível, a partir da particularidade de seu ato, produzir um corte, algum novo deslizamento significante, uma escansão, diante do caráter mortífero da repetição e do gozo
Abstract: La presente disertación tiene por objetivo situar la función del significante y del acto analítico como corte, al inscribir un trazo de pura diferencia, en relación a la compulsión a la repetición, que por estar ligada al registro de lo real, siempre retorna al mismo lugar. Las cuestiones que originaron esta investigación partieron del estudio del caso clínico de una adolescente atendida en un ambulatorio público. La adolescente presentaba diversos fenómenos que acometían su cuerpo, como, por ejemplo, cortes en los pulsos, repetidos de forma compulsiva. En sus atendimientos, anuncia en el habla, en algunos momentos, al corte como significante, al tejer cuestionamientos relativos a su vida. Esta pesquisa se desdobla en torno a los efectos de ese trabajo simbólico singular, movilizado por el significante, encadenado por ese sujeto que, en determinados momentos, llegó a cesar los cortes en los pulsos. Para elaborar teóricamente esas cuestiones clínicas, tomamos como referencia la teoría psicoanalítica de Sigmund Freud y Jacques Lacan. Más allá de la investigación sobre el estatuto de la constitución del cuerpo, que se articula al significante y al goce, nos detenemos en el estudio del concepto de repetición, por encontrarse presente tanto en la dimensión del acto cuanto en la insistencia de un significante privilegiado para la paciente. Se constata que la dimensión del corte en cuanto función concernida al significante está ligada al propio estatuto de la repetición, como siendo capaz de inscribir una discontinuidad en relación a la compulsión a repetir, de la cual tenemos noticias a través del cuerpo. Se observa que los efectos del trabajo simbólico evidenciados por la clínica de este caso son inherentes a su lugar de transferencia, en el cual el analista está situado. De ese modo, se investiga el lugar del analista, que al realizar una lectura del habla como significante, en la suspensión de un sentido previo, torna posible, a partir de la particularidad de su acto, producir un corte, algún nuevo deslizamiento significante, una escansión, delante del carácter mortífero de la repetición y del goce
Palavras-chave: Cuerpo
Corte
Significante
Acto analítico
Significante
Ato analítico
Psicanálise
Corpo
Corte
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::TRATAMENTO E PREVENCAO PSICOLOGICA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Psicologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Psicanálise
Citação: SOUZA, Aline de Oliveira e. A função do corte na repetição em um estudo de caso: o significante e o ato analítico. 2016. 20 f. Dissertação (Mestrado em Pesquisa Clínica em Psicanálise) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/14711
Data de defesa: 9-Mai-2016
Aparece nas coleções:Mestrado em Psicanálise

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissert_Aline de Oliveira e Souza.pdf573,08 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.