Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/14714
Tipo do documento: Tese
Título: Ontologia histórica das práticas pedagógicas de Engenheiro Paulo de Frontin RJ
Título(s) alternativo(s): Historical ontology of pedagogical practices of Engenheiro Paulo de Frontin RJ
Autor: Silva, Davi Cavalcante Roque da 
Primeiro orientador: Scheinvar, Estela
Primeiro membro da banca: Passetti, Edson
Segundo membro da banca: ó, Jorge Ramos do
Terceiro membro da banca: Brito, Leila Maria Torraca de
Quarto membro da banca: Rodrigues, Heliana de Barros Conde
Quinto membro da banca: Caldas, Marcos José de Araújo
Resumo: A presente tese tem como objetivo a análise das práticas de um psicólogo nas escolas de Engenheiro Paulo de Frontin RJ, baseada nas relações entre o tempo presente e o passado ressonante das práticas pedagógicas da antiga Escola Rodolfo Fuchs - ERF, um internato-escola técnica da Fundação Abrigo do Cristo Redentor FACR, criado na Era Vargas e extinto em 1997. O quadro teórico é composto fundamentalmente pelos conceitos de segurança (Foucault, Castel, Gros), tutela (Scheinvar, Zaffaroni, Donzelot), devir (Deleuze; Deleuze&Guattari) e guerra civil (Foucault, Passetti, Pelbart, Alliez&Lazzarato). No que tange à metodologia faz-se uma ontologia histórica do presente de nós mesmos na esteira da proposta de Michel Foucault de conciliar os eixos de pesquisa das relações de saber-poder com os da ética e da liberdade. Dois passos constituíram o método: (1) Os diários de campo do trabalho psicológico e (2) as entrevistas com integrantes da ERF em diversas localidades em bairros da capital e do interior do Rio. Definido como a intensificação da rotatividade de transferências de crianças e jovens entre a ERF e outros internatos, e entre estes e as prisões de adolescentes a partir do convênio de financiamento com a FUNABEM em 1971, temos o marco histórico da entrada do orfanato na Política Nacional para o Bem-Estar do Menor, e no sistema de poder da ditadura de 1964 no Brasil. Divisa a partir da qual se põe em questão uma atitude de modernidade, com o acoplamento dos paradigmas da disciplina (e do confinamento) e o da segurança para se pensar o presente de setorização das políticas públicas de educação, e da égide da medicalização-judicialização como instituições de segurança. Interrogando a multiplicidade dos sentidos de formação humana da Rodolfo Fuchs e a sua alcunha popular de reformatório, explora-se um dispositivo reformatório que nos aponta linhas de um dispositivo pré-crime e de um devir-órfão como paradoxos de ponte e ruptura com o velho internamento (e a disciplina), hoje agonizantes
Abstract: The aim of this thesis is to analyze the practices of a psychologist in the schools of Engenheiro Paulo de Frontin - RJ, based on the present - day relationship with the resonant past of the pedagogical practices of the former Rodolfo Fuchs School - ERF, a technical boarding school at the Skelter Foundation of Christ the Redeemer - FACR, created in the Vargas Era and extinguished in 1997.The theoretical framework is basically composed by concepts like safety (Foucault, Castel, Gros), guardianship (Scheinvar, Zaffaroni, Donzelot), becoming (Deleuze, Deleuze & Guattari) and civil war (Foucault, Passetti, Pelbart, Alliez & Lazzarato). As far as the research methodology is concerned, a historical ontology of the present of ourselves is made in the wake of Michel Foucault's proposal to reconcile his axes of research of knowledge-power with that of ethics and freedom. Two steps were the method: (1) The field diaries of psychological work and (2) the interviews with members of the ERF in several localities in neighborhoods of the capital and the interior of Rio. Defined as the intensification of the rotation of transfers of children and young people between the ERF and other boarding schools, and between them and the prisons of adolescents from the financing agreement with FUNABEM in 1971, we have the historical landmark of the orphanage's entry into the National Policy for the Welfare of the Minor, and in the power system of the 1964 dictatorship in Brazil. This is the Borderline by which is called into question one attitude of modernity, by means of coupling of the paradigms of discipline (and confinement) and safety to think the present of sectorization of public education policies, and the aegis of medicalization-judicialization as safety institutions. By questioning Rodolfo Fuchs's multitude of senses of human formation and his popular reformatory nickname, we explore a reformatory device that points us to the lines of a pre-crime device and an orphaned becoming as paradoxes of bridge and rupture with the old internment (and discipline), now agonizing
Palavras-chave: Historical ontology of present
Safety
Becoming
Education
Social Psychology
Public Policies
Civil War
Human Formation
Ontologia histórica do presente
Devir
Políticas Públicas
Guerra Civil
Formação Humana
Educação
Segurança
Internatos
Psicologia Social
Escola Rodolfo Fuchs
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICAS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades
Programa: Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana
Citação: SILVA, Davi Cavalcante Roque da. Ontologia histórica das práticas pedagógicas de Engenheiro Paulo de Frontin RJ. 2018. 243 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/14714
Data de defesa: 16-Mai-2018
Aparece nas coleções:Doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Tese_Davi Cavalcante Roque da Silva_2018.pdf2,76 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.