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Tipo do documento: Tese
Título: O ensino de algoritmos para disciplinas de computação no ensino médio: investigando os estilos de aprendizagem
Título(s) alternativo(s): Teaching of algorithms for high school computing disciplines: investigating learning styles
Autor: Amorim, Myrna Cecília Martins dos Santos 
Primeiro orientador: Oliveira, Eloiza da Silva Gomes de
Primeiro membro da banca: Castro, Andrea de Farias
Segundo membro da banca: Oliveira, Floriano José Godinho de
Terceiro membro da banca: Ogasawara, Eduardo Soares
Quarto membro da banca: Silva, Paulo Vinícius Baptista da
Resumo: Todo estudante que entra num curso de computação precisa aprender a elaborar algoritmos e, consequentemente, desenvolver programas. A principal forma de ensinar a codificar ainda é apresentando a estrutura e sintaxe por meio de pseudocódigo ou de uma linguagem de programação específica. A questão é que alguns alunos, principalmente os iniciantes, sentem dificuldades em compreender, desde a análise do problema até a codificação numa linguagem de programação. Para minimizar essas contrariedades são utilizadas algumas estratégias como a criação de jogos digitais. Várias pesquisas mostram que a construção de jogos auxilia na aprendizagem dos conceitos computacionais e ainda estimula áreas do desenvolvimento cognitivo, como criatividade, atenção, concentração, resolução de problemas, pensamento lógico e memória. Mas, apesar das vantagens, alguns alunos acabam não atingindo o objetivo, que é assimilar os conceitos ensinados e aprender a programar. Na tentativa de entender o porquê dessas dificuldades, o presente estudo investiga e analisa o estilo de aprendizagem dos alunos do primeiro ano do curso técnico de informática do Cefet-RJ. É importante conhecer e averiguar se o estilo de aprendizagem pode influenciar na compreensão e elaboração de algoritmos e se, ao desenvolver o jogo, o aluno consegue entrar em estado de fluxo, ou seja, sentir-se motivado ao realizar a atividade. Para isso, durante cinco anos foram utilizadas estratégias diferentes para ensinar algoritmos, focando principalmente na concepção de jogos e histórias animadas. Por meio de observação, feedback dos estudantes e dados adquiridos a partir das respostas dos questionários, foram obtidos alguns resultados que são apresentados no decorrer deste trabalho, assim como sugestões para a utilização dos estilos de aprendizagem no trabalho docente
Abstract: All student of a computer course must learn how to elaborate algorithms and to develop code in a programming language. The main method to teach programming is through a set of rules in a programming language. The problem is that some students, particularly the beginners, present difficulties to understand this method. In this regard, there are some strategies used to minimize these problems, such as digital games development. Several academic researches show that digital games development assists the computational concepts learning and stimulates areas of cognitive development such as creativity, attention, concentration, problem solving, logical thinking and memory. But despite all the advantages, some students do not reach to assimilate the computational concepts, so they do not learn how to program. To understand these learning difficulties, the present research investigates and analyzes the learning style of the high school first year students of Cefet-RJ. It is important to know if the learning style of the students can influence in their comprehension and elaboration of algorithms. Besides, if the student, during the game developing, can reach the flow state and feel motivation to learn. For five years different methods were used to teach algorithms, focusing mainly on the development of digital games and animated stories. Through observation, feedback from the students and data collected from the questionnaires, some results were obtained, and recommendation are proposed on how to use the learning style in teaching work
Palavras-chave: Algorithms and Programming
Learning Styles
Digital games
Algoritmos e Programação
Estilos de Aprendizagem
Jogos Digitais
Educação
Programação (Computadores)
Prática de ensino
Jogos para computador
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICAS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades
Programa: Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana
Citação: AMORIM, Myrna Cecília Martins dos Santos. O ensino de algoritmos para disciplinas de computação no ensino médio: investigando os estilos de aprendizagem. 2019. 227 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/14721
Data de defesa: 5-Abr-2019
Aparece nas coleções:Doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana

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